Início Plantão Rio O jornalista americano Glenn Greenwald lança livro no Brasil

O jornalista americano Glenn Greenwald lança livro no Brasil

Por Graça Paes, RJ
 
IMG_7607 - Graça Paes
 
 
 
No sábado, dia 7 de junho,  GLENN GREENWALD realizou uma sessão de autógrafos do livro: Sem lugar para se esconder: Edward Snowden, a Nasa e a espionagem, na Livraria Travessa do Shopping Leblon, na Zona Sul do Rio.  O namorado brasileiro, David Miranda acompanhou toda sessão de autógrafos.
 
IMG_7625 - - Graça Paes
 
O ativista Juliano Krist fez campanha para a vinda de Snowdeen para o Brasil durante o evento.
 
 
IMG_7620
 
Na publicação, ele faz novas revelações de documentos e de ações dos EUA que põem em risco a privacidade dos cidadãos do mundo inteiro.
 
 
IMG_7621 - Graça Paes
 

Desde que as primeiras declarações de Snowden foram publicadas no The Guardian os dois se falam sempre e, nos últimos tempos, diariamente pela internet. “Na Rússia, Snowden é livre para falar e participar de debates”, conta Gleen, “mas também sente falta da cultura, da família e do seu país”. O ex-funcionário da NSA (a agência de segurança americana) diz Gleen, gostaria de voltar aos EUA, mas tem a exata percepção de que isso é muito difícil. “Ele sabe que, se não fosse o asilo político na Rússia, a perspectiva era de passar o resto da vida preso, por isso, não tem ilusões “.

 

IMG_7630

 

 

 

 

IMG_7630

Há a possibilidade de a Rússia renovar por mais um ano o asilo a Snowden. Segundo o próprio, ele teria, sim, pedido asilo ao Brasil. “Não sei porque o governo brasileiro nega ter recebido esse pedido”, conta Gleen, que diz que Snowden busca, para morar, um país que respeite os direitos humanos e tenha democracia. O americano morador do Rio fala que Snowden já conhece bem o estilo de vida do Brasil, através das informações que ele passa. Em relação aos desmentidos que os EUA fizeram a respeito das últimas declarações de Snowden, que afirmou ter se rebelado ao fazer espionagem para o governo americano, Glenn é taxativo: “Eles vão mentir sempre”.

 

 

Sobre a vida particular de Snowden, Gleen não fala nada, nem se ele deixou namorada nos EUA. O jornalista e advogado só conta que, na Rússia, a vida de Snowden é praticamente toda pela internet: “Ele vive conectado, lendo muito e fazendo os seus trabalhos”.

 

 Fotos Graça Paes

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.