Início Plantão Barra O musical “Merlin e Arthur um sonho de liberdade” estreia dia 15...

O musical “Merlin e Arthur um sonho de liberdade” estreia dia 15 de março no RJ

Por Graça Paes, RJ

 

Na terça-feira, dia 12 de março, no Teatro Riachuelo, no centro do RJ, foi realizada uma coletiva de imprensa com o diretor, elenco e todos os envolvidos na produção do musical “Merlin e Arthur um sonho de liberdade”.

 

 

 

O diretor Guilherme Leme Garcia contou aos jornalistas que a ideia surgiu de um sonho. E que a Aventura Entretenimento e toda a parte técnica do espetáculo embarcou com ele na fantasia que se tornou real. “O espetáculo fala de amor, de união dos povos. A lenda de Arthur é um sonho de liberdade. E quem melhor para falar em liberdade do que Raul Seixas”, ressalta ele.

 

 

 

 

O musical estreia dia 15 de março no Teatro Riachuelo, com apresentações, sextas, sábados e domingos, sexta-feira às 20h, sábado às 16h e 20h, e domingo às 18h. Tem 2h15 de duração, com 15 minutos de intervalo, e a temporada segue até 26 de maio de 2019.

 

 

 

“Merlin e Arthur um sonho de liberdade”

Guilherme Leme Garcia leva para o Teatro Riachuelo uma proposta diferente: criar uma dimensão única para Merlin, um personagem que paira além dos atores, que habita numa outra dimensão. Desafio que só seria possível se os elementos de linguagem cênica, iluminação, cenografia, videoprojeção,  fossem pensados de forma complementar e coesa. Leme percebeu esta necessidade e instigou essa criação coletiva.

 

 

 

 

Ele juntou três profissionais com bagagens multidisciplinares e convidou Camila Schmidt, arquiteta, artista plástica e cenógrafa; Anna Turra, designer multimídia, que costuma atuar cruzando iluminação, cenografia e vídeo no palco; e Roger Velloso, diretor de filmes e de projetos multimídia imersivos e videoartista, com uma longa carreira. “Nós três acabamos achando um espaço de interseção de experiências precioso, tornando o processo bem maior e mais rico do que se atuássemos separadamente em áreas estanques”, explica Roger.

 

 

 

 

O texto do espetáculo é de Márcia Zanelatto. Tem na ficha técnica nomes como Fabio Cardia e Jules Vandystadt na direção musical e de arranjos; Toni Rodrigues na direção de movimento e coreografia; e o premiadíssimo João Pimenta no figurino. O visagismo leva a assinatura de Fernando Torquatto. O cantor Paulinho Moska faz a sua estreia como ator de teatro musical, dando vida ao Rei Arthur.  Protagonizando a trama também estão no elenco, as atrizes Larissa Bracher (Guinevere) e Vera Holtz (que dará vida a Merlin de forma virtual, em formato de projeção audiovisual reproduzida em telas especiais), além de Gustavo Machado no papel de Lancelot.

 

 

 

 

O elenco da superprodução conta ainda com nomes como Rodrigo Salvadoretti, Natália Glanz, Saulo Sagreto, Gabi Porto, Ubiracy Brasil, Santiago Villalba, Fernanda Gabriela, Daniel Haldar, Oscar Fabião, Laíze Câmara, Thainá Gallo, Dennis Pinheiro, Renato Caetano, Paola Poliny, Leonan Moraes, Carol Pita e Félix Boisson. Entre as músicas que estarão no repertório de “Merlin e Arthur, Um Sonho de Liberdade” sucessos como “Gita”, “Maluco Beleza”, “Mosca na Sopa”, “A Maçã” e “Metamorfose Ambulante”, além de outras canções que compõem o repertório do cantor e ajudam a narrar essa história, que chega para encantar a todos.

 

 

Fotos de Graça Paes/ Zapp News

 

Ficha Técnica:

Concepção e direção: Guilherme Leme Garcia

Texto: Márcia Zanelatto

Elenco: Vera Holtz, Paulinho Moska, Larissa Bracher, Gustavo Machado, Patrick Amstalden, Kacau Gomes, Rodrigo Salvadoretti, Natália Glanz, Saulo Segreto, Gabi Porto, Ubiracy Brasil, Santiago Villalba, Fernanda Gabriela, Daniel Haidar, Oscar Fabião, Laíze Câmara, Thainá Gallo, Dennis Pinheiro, Renato Caetano, Paola Poliny, Leonam Moraes, Carol Pita e Félix Boisson

Direção musical e arranjos: Fabio Cardia e Jules Vandystadt

Direção de Movimento e Coreografia: Toni Rodrigues

Set design, cenografia, iluminação e videodesign: Anna Turra, Camila Schmidt e Roger Velloso

Figurino: João Pimenta

Visagismo: Fernando Torquatto

Desenho de som: Carlos Esteves

Produção de elenco: Marcela Altberg