Início Plantão Rio O outono no Rio será seco

O outono no Rio será seco

 

O outono na cidade maravilhosa deve começar seco, quente e com pouca chuva. Essa é a previsão do instituto Climatempo para o Rio na estação que começou às 2h14m desta terça. “O outono é uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. No começo, geralmente temos uma transição leve, com calor e pancadas de chuva. Depois é que chegam as camadas de ar polar e as frente frias. Lá para o fim é que aparecem mais características de inverno, com frio e menos chuva. Esse é o padrão, mas não teremos um começo assim para esse outono – explica André Madeira, meterologista do instituto.

 

Segundo ele, a influência do oceano Atlântico vai impedir a formação de nuvens de chuva sobre o Rio durante o começo da estação, mantendo o ar seco. Assim, abril deve ter menos chuva do que o habitual:
“Abril vai ser bem mais seco do que o normal, com o mar impedindo a formação de nuvens carregadas. O mês inteiro deve ter chuva abaixo da média, e isso só deve voltar ao normal em maio e junho, que já são meses com pouca chuva”.

 

Ainda segundo o meteorologista, as massas de ar seco devem também elevar as temperaturas médias durante a estação. “A temperatura deve ficar um pouco acima da média esse outono, devido à presença desse ar seco. Mesmo em maio e junho, ela se mantém ligeiramente elevada para o período. Ainda devemos ter as chegadas de ar polar a partir de maio, formando frentes frias”, informa.

 

Fonte: Climatempo