Início Plantão Barra O Portal AIB NEWS entrevista com exclusividade o candidato a vereador da...

O Portal AIB NEWS entrevista com exclusividade o candidato a vereador da cidade do Rio de Janeiro Cesar Maia

 

AIB NEWS: Por que o senhor quer se eleger vereador?

CANDIDATO CESAR MAIA:  Eu vir candidato a vereador da cidade do Rio de Janeiro foi uma decisão tomada na convenção do partido em julho de 2011. de uma lado para que eu pudesse, na hipótese deles, fortalecer a posição do partido que em 2010 teve muitos problemas eleitorais, e do outro para dar sequência as críticas que eu venho fazendo a atual gestão da prefeitura. Como vereador, eu vou ter condições de fazer isso. Em terceiro lugar para junto a nossa bancada dar força a candidatura do Rodrigo Maia.

 

 

AIB NEWS: O senhor acredita que a polêmica criada em relação a Cidade das Artes (Cidade da Música), pode afetar sua candidatura?

CANDIDATO CESAR MAIA:  Em 2010, atrapalhou, agora eu acho que vai me dar mais votos. A população começou a ver tantas obras pelo Rio, tantos gastos. Estádio de futebol de 1 bilhão de reais, derrubada da perimetral 3 bilhões de reais, que ao olhar o equipamento que é a Cidade da Música, estrutura, sofisticação, percebe que foi uma obra de grande proporção e gasto, como tantas outras pelo Rio. O local terá sua importância para a cultura da cidade. Aliás, segundo o atual secretário de Cultura do município a cidade das música é um dos cinco mais importantes pólos culturais do mundo. O prefeito Eduardo decidiu que vai reinaugurar a obra em novembro, por causa do segundo turno das eleições, mas a obra está pronta. Nesse momento, após tanta polêmica e discussão, podem ter certeza, de que a Cidade da Música gera reconhecimento.

 

 

 

AIB NEWS: Caso eleito vereador quais são seus projetos para a Cidade das  Artes?

CANDIDATO CESAR MAIA:  Viabilizar recursos para que ela tenha uma programação do nível de sua sofisticação. É necessário que a prefeitura tenha recursos para que o local tenha grandes espetáculos de ballet, ópera, consertos, que a área funcione como escola de música.  O conservatório de música do Rio de Janeiro fechou, a escola Villa Lobos está aos troncos e barrancos tá fechando. E na Cidade da Música a população vai ter a mais qualificada escola de música da America Latina, são 12 salas acústicas. Além de uma boa porcentagem de vagas gratuitas para aas crianças de renda menor que moram na Barra, no Rio das Pedras, no Terreirão, na Cidade de Deus, em todo o Rio. É um equipamento completo, mas que precisa de muitos recursos.  Seja quem for o prefeito eleito, Rodrigo Maia, Eduardo Paes, Otávio Leite se tiverem uma capacidade de gestão adequada vão viabilizar todos os projetos. Só a marca que vai ficar no alto da cidade da música já paga a metade dos custos do local. Em relação aos eventos eles serão pagos em função da qualidade deles.  Os patrocinadores querem associar suas marcas a cultura, e a uma cultura de qualidade. A porcentagem maior dos custos com eventos será suprida pelo setor privado, e o restante pelo orçamento votado na câmara dos vereadores, para o qual, eu como vereador, quero estar lá para votar, sancionar a lei.

 

 

AIB NEWS: Quais os principais projetos de lei que pretende enviar para a Câmara Municipal durante seu mandato?

CANDIDATO CESAR MAIA:  

 

Organizações Sociais (OS)

Em primeiro lugar cancelar as organizações sociais. Quando o PMDB apresentou esse projeto de lei, eu fui lá na Câmara Municipal, pessoalmente, e disse “Não votem! Isso e uma barbaridade”. Em 2012 as OS já tem empenhada uma despesa aos cofres públicos de 1 bilhão de reais. Isso é uma calamidade. Hoje se paga mais com estão organizações, do que se paga aos servidores públicos concursados.

 

 

Taxa de Iluminação Pública

Quando eu apresentei a lei, porque fui obrigado a apresentar, porque foi uma contribuição criada em lei federal. Eu repassei como cobrança apenas o custo de emissão do papel. Hoje está taxa tira do bolso do carioca 200 milhões de reais. É um custo muito elevado e baseado no consumo individual.

 

 

Educação Pública

A educação está deixando de ser pública. É instituto de tudo, Instituto Ayrton Senna, Fundação Roberto Marinho, ONGs. Será que os nossos professores não tem qualificação para gerir a educação, como sempre fizeram desde 1870? Isso é ter uma visão privatizante. A gente precisa cancelar isso na Câmara dos Vereadores.

  

 

AIB NEWS: Em sua opinião, o que pode ser melhorado na região da Barra até a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016?

CANDIDATO CESAR MAIA:  Algumas mudanças que estão sendo feitas merecem o nosso reconhecimento, como o Túnel da Grota, excelente. O prefeito Conde tinha licitado esta obra, mas a empresa que ganhou na época desistiu de construir. Aí, alguns me perguntam: “Cesar Maia, porque o senhor não construiu ele na sua gestão?”. Na minha opinião eu tinha que viabilizar a ligação da barra para a Zona Sul, porque fazendo a ligação da Barra com Santa Cruz e Campo Grande iria aumentar o fluxo de trânsito nessa região, como está acontecendo agora.

 

BRTs

Este BRT que foi implantado não segue o projeto original, que o interligava com outras linhas e por um preço único de passagem. Não é linear. Apesar do uso do bilhete único, o problema começa quando a pessoa que desce no terminal Alvorada vai para a Linha Amarela ou para alguma outra área como a Estrada do Catonho em Jacarepaguá onde não passa o BRT. O BRT precisa ser interligado com estações que levem estas pessoas para estes locais que são de grande concentração.

 

Metrô

O obra está seguindo, mas não vai atingir seu objetivo principal, que ir até o terminal rodoviário a Alvorada se interligando ao BRT, porque aí sim, você tem um transporte interligado, via metrô. Se a obra segue, porque não estendê-la até a Barra? O buraco está lá, a obra prossegue. Isso é economia de escala.

 

 

AIB NEWS: Quais os seus projetos de Lei para os primeiros cem dias de mandato para a região da Barra, Vargens, Recreio e Jacarepaguá?  

CANDIDATO CESAR MAIA: Meus projetos são para o Rio todo, primeiro acabar com as organizações sociais, com a privatização da educação pública e da saúde. Também é meu projeto lutar pelo respeito aos mais humildes. Uma coisa é lei e ordem, a outra é repressão por repressão. Hoje em dia o servidor público está sendo descriminado, enquanto, como prefeito, eu lutei tanto pelo servidor público municipal, agora só cortam seus direitos. O servidor não é máquina, é humano. Ele não é um custo e sim um capital.  Lutar por eles é uma das minhas principais prioridades.

 

Remédio em casa

Por que acabaram com esse projeto que salvava e preservava vidas? Eu pretendo voltar com o remédio em casa. Será que alguém imagina quantas pessoas perderam as vidas por falta de medicamento? Eu não entendo porque cancelaram este serviço.

 

UPP

O trabalho das UPPs merece destaque, mas não adianta só implantar uma UPP na comunidade. Estas comunidades sofreram sem a ajuda do estado, então agora além da ocupação policial cabe ao poder público dar educação, saúde, proporcionar meios para que a população tenha uma vida digna. E, outra coisa, com a ocupação nestas áreas o policiamento nas ruas diminuiu, o que em alguns bairros fez aumentar o índice de criminalidade, como no caso do Leblon.

 

Trânsito

Cadê o policiamento no trânsito? Está faltando gestão de tráfego no Rio. O nosso trânsito é um caos não só pela quantidade de veículos que circulam nas ruas, mas também pela falta de orientação. Não adianta dar cursos e por um monte de gente jovem nas ruas. Tem que somar a juventude a experiência.

 

Manuel Lopes e Cesar Maia

 

AIB NEWS: Considerações Finais:

CANDIDATO CESAR MAIA: Bom, aproveito para destacar o trabalho da AIB, como associação de imprensa e como Portal de Notícias. Este é um trabalho muito importante para todos nós que queremos democracia. Vocês abriram espaço para todos. Hoje eu, que sou de um partido de oposição, estou aqui, o atual prefeito e também candidato vai estar aqui, isso é primordial para que a população tenha uma visão clara dos objetivos de cada um. ter um portal de notícias que disponibiliza informação e notícias para a região é motivo de agradecimento.  Eu aproveito este espaço e me coloco a disposição de toda a população para esclarecer qualquer dúvida.

 

Confira mais fotos (Graça Paes/ Portal Aib News): 

 [nggallery id=44]