Por Graça Paes, RJ
Na tarde de quarta-feira, dia 30 de março, a AIB – Associação de Imprensa da Barra, representada pelo presidente Manuel Lopes, e pela diretora social Graça Paes, foi prestigiar o primeiro dia de atividades do Prime Fraction Club, instalada no aeroporto de Jacarepaguá, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
Nossa equipe foi recebida pelo presidente Marcus Matta, com uma maravilhoso coquetel, e ele explicou ao Portal AIB NEWS como funciona o modelo de consumo colaborativo. A empresa criada por ele tem um modelo único no segmento que reúne diversos tipos de ativos e permite o intercâmbio de uso entre eles, como: aviões, helicópteros e outros bens de luxo, como barcos e automóveis. O Prime Fraction Club vende cotas de cada bem, e quem adquirir essas cotas pode escolher o período e a data em que deseja utilizar o ativo. “São três cotas para cada avião da frota, e três ou quatro para cada helicóptero, dependendo do modelo. Cada cotista adquire em média 33% do valor da aeronave e assume 33% do custo fixo. Assim, ele só paga os custos variáveis de acordo com o seu uso”, informa Matta.
Para administrar a demanda dos sócios, o club exige o agendamento do uso com 25 horas de antecedência para aviões, e 6 horas, para helicópteros. “Isso permite realocar aeronaves em caso de conflito de agenda, e dá tempo para preparar o voo e checar todo o equipamento antes da decolagem”. Neste sistema de compartilhamento é possível ter um avião e, eventualmente, usar um helicóptero ou ter um Iate e, eventualmente, usar uma Ferrari. É ai que está o caráter inovador do Prime Fraction Club: Ser dono de um bem, mas ter acesso a todos.
O chamado consumo colaborativo atende às várias necessidades do consumidor como: conveniência, redução de gastos, e até mesmo, o benefício de usar algo que potencialmente, está além de sua capacidade de compra. “Como temos uma frota, conseguimos descontos no combustível, nos seguros e em outros insumos e serviços”, pontua o presidente ressaltando o custo-benefício do club.
Matta também ressalta que esse processo de compartilhamento também tira dos proprietários a responsabilidade do cliente sobre a administração da operação. O Prime Fraction Club também administra e coordena a utilização dos bens entre os associados. Esses proprietários se beneficiam da possibilidade de utilização das demais aeronaves da frota, nas ocasiões em que suas aeronaves ou os seus veículos estejam indisponíveis por qualquer razão. Esses mesmos bens também servem como “backup” daqueles em compartilhamento, em caso de eventual conflito de horários. Desta forma, todos se beneficiam.
Mais informações sobre este projeto inovador você pode obter através do site: (clique aqui)