Na tarde desta quarta-feira, 15, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro abriu as portas do Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, para receber a imprensa e anunciar a chegada de uma das mais bem sucedidas marcas esportivas do mundo, o Ultimate Fighting Championship – UFC, ao Rio de Janeiro. Este é o maior evento de artes marciais do planeta – MMA. E, pela primeira vez, será realizado na cidade maravilhosa e com ineditismo, já que a marca está diretamente associada ao nome da cidade.
Na mesa da coletiva de imprensa estavam presentes, o prefeito Eduardo Paes, o secretário especial de Turismo do Município e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Melo, o presidente do Ultimate Fighting Championship, que também é maior representante da bilionária indústria do Mixed martial arts, Dana White, e os lutadores Vitor Belfort, Royce Gracie, Anderson Silva, José Aldo, Maurício Rua (Shogun) e Lorenzo Fertitta.
O presidente da UFC informou que está muito feliz com o retorno da competição ao Brasil e com a escolha do Rio como sede. Ele também ressaltou, que assim como no futebol, o país também é um celeiro de craques nas artes marciais, tendo atualmente 35 lutadores no UFC, sendo três detentores de cinturão. “Esses lutadores são heróis no mundo todo. E esse é o esporte mais excitante que os cariocas vterão a oportunidade de assistir ao vivo. Estamos ansiosos com a chegada desse evento à cidade. Será um sucesso, eu garanto”, declarou Dana White.
O prefeito Eduardo Paes afirmou que está combinando com a organização do evento para realizar parte da apresentação dos atletas, em um local aberto ao público, como a praia de Copacabana. A princípio esse evento seria a pesagem dos atletas para a disputa de um cinturão na competição UFC Rio.
O UFC desembarca no Brasil no dia 27 de agosto de 2011, e acontece no HSBC Arena. Os ingressos começam a ser vendidos a partir de maio. A última vez que o evento foi realizado em solo brasileiro, a cidade anfritiã foi São Paulo, em 1998. Na ocasião, a principal luta foi vencida por Vitor Belfort, que nocauteou Wanderlei Silva com pouco mais de 20 segundos de luta.
Fonte: AIB – Plantão Barra – Graça Paes