Início Plantão Rio O Rio ganha a 18ª UPP: Mangueira e Tuiuti

O Rio ganha a 18ª UPP: Mangueira e Tuiuti

A unidade vai beneficiar 20 mil moradores 

A Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) inaugura nesta quinta-feira (3/11), às 15h, a 18ª Unidade de Polícia Pacificadora do Estado, a UPP Mangueira, que abriga, além da Mangueira, as comunidades de Morro do Telégrafo, Praça Candelária, Vila Miséria e Bartolomeu Gusmão, e ainda Tuiuti, Marechal Jardim e Parque Mineiros. Ao todo, 403 policiais passarão a fazer parte do cotidiano de aproximadamente 20 mil moradores das oito comunidades contempladas pelo programa de pacificação da Secretaria de Segurança.

O local escolhido para sediar a UPP foi a Praça Candelária, localizada na Avenida Visconde de Niterói, n° 1. Outras três bases de apoio vão funcionar no morro do Tuiuti, no Telégrafo e na localidade conhecida como Buraco Quente. Para comandar a tropa foi escolhido o capitão Leonardo Nogueira, que comandou a UPP Pavão-Pavãozinho/Cantagalo.

Formado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em percussão na Escola de Música Villa-Lobos, o capitão Nogueira, de 32 anos, pretende ajudar no processo de inclusão sociocultural dos moradores das comunidades. Para Nogueira, as características culturais da Mangueira são um aspecto positivo a ser tratado pela polícia comunitária. “Durante anos, a comunidade deixou de ser a Mangueira de Cartola e de Nelson Sargento, para ser a Mangueira do Polegar (Alexander Mendes da Silva, chefe do tráfico antes da pacificação, preso na semana passada). Mas agora as pessoas vão poder tomar cerveja no Buraco Quente sem medo de levar tiro, como eu fazia quando tinha 18 anos”, ressaltou o governador Sérgio Cabral, na última quinta-feira (dia 27) durante a solenidade de formatura dos recrutas que irão trabalhar na UPP Mangueira.

Ocupação sem troca de tiros

A ocupação da Mangueira ocorreu no dia 19 de junho deste ano. Pela manhã, os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) chegaram ao alto da comunidade da Caixa D’água, onde hastearam as bandeiras do Brasil e do Estado, marcando a chegada da polícia e o início da ocupação. A ação ocorreu sem troca de tiros ou registros de feridos. A incursão foi coordenada pela Secretaria de Segurança, por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, com apoio da Marinha, do Exército, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Federal, do Corpo de Bombeiros, da Defensoria Pública do Estado e da Prefeitura do Rio. Ao todo, cerca de 750 pessoas participaram da ação. Noventa homens do Bope ocuparam a Mangueira e 80 homens do BP Choque ocuparam o morro do Tuiuti.

Serviço

Inauguração UPP Mangueira

Data: Quinta-feira (3/11)

Horário: 15h

Local: Rua Visconde de Niterói, n°1 – Praça da Candelária, Mangueira

Fonte: Governo do Rio