Prefeitura lança projeto pioneiro para o evento
Na tarde do dia 23 de novembro, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes realizou no Palácio da Cidade um encontro para tratar dos "Avanços e Desafios para a Rio+20”, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Participaram do evento o subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU e secretário-geral da Rio+20, Sha Zukang, o subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, a deputada estadual Aspásia Camargo, entre outras autoridades. Na ocasião, Paes anunciou a inclusão do Rio no projeto GRI – Global Report Initiative, instrumento que vai avaliar os impactos ambientais, econômicos e sociais das ações do Município. Vale ressaltar que o Rio é a primeira grande metrópole da América Latina a produzir um GRI.
Em seu discurso, o prefeito destacou o empenho do Rio na busca de soluções para os problemas socioambientais e afirmou que pretende promover um encontro de prefeitos de grandes cidades no próximo ano, paralelamente à Rio+20, para discutir a conferência: “A cidade tem um papel importante nessa questão. Por isso, a ideia é que tenhamos um encontro de prefeitos de grandes cidades do mundo para discutir questões ligadas à Rio+20, a partir das cidades. Como já existe um grande interesse desses prefeitos de participarem da conferência, estamos trabalhando para que este encontro seja feito aqui. Posso dizer que já existe uma grande mobilização de prefeitos de várias cidades, como São Paulo, Nova Iorque, Paris e Londres. A implantação do GRI será um enorme desafio, uma vez que são 77 indicadores. A cidade já conta com um plano estratégico e metas. Portanto, não será muito difícil aderir ao GRI, que inclui elementos e cobranças que não estão em nosso plano estratégico, em nosso plano de metas. É um passo importante, uma vez que essa ferramenta já é utilizada em várias empresas privadas – disse o prefeito, acrescentando que o primeiro relatório de sustentabilidade será divulgado em abril de 2012”, declarou.
O prefeito Eduardo Paes também destacou o esforço “permanente” da cidade em promover ações sustentáveis: “Temos o BRT, sistema de transporte de massa que reduzirá, significativamente, os índices de emissão de gases poluentes de efeito estufa; o fim do Aterro Sanitário de Gramacho e a criação do Centro de Tratamento de Resíduos, em Seropédica; além do nosso Programa de Reflorestamento e da expansão da rede cicloviária da cidade. Estamos empenhados para garantir o sucesso da Rio+20, no ano que vem. A cidade vai cumprir com o seu papel, disponibilizando toda a infraestrutura necessária para que as pessoas possam desfrutar da cidade com segurança e tranquilidade”, disse o prefeito.
O subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Sha Zukang e secretário-geral da Rio+20, destacou a participação do Brasil, e principalmente do Rio de Janeiro, em promover discussões em prol da sustentabilidade. “A Rio+20 será fundamental para o desenvolvimento de plataformas e projetos para se alcançar o nível de ações sustentáveis que desejamos. A cidade do Rio de Janeiro está atuando de maneira maravilhosa nesta questão e será relevante sob o ponto de vista de áreas substanciais. Agradeço aos governos do Rio por abrigar essa conferência histórica. Nossa missão é fazer com que os países trabalhem essa questão juntos e de forma coerente na elaboração de projetos de inclusão social, geração de empregos em empresas de economia verde, e ações que valorizem a natureza e suas formas de contribuir para o bem estar humano. E posso dizer que nem todos os países estão trabalhando tão bem quanto o Brasil”, afirmou Zukang.
Para o embaixador Luiz Alberto Figueiredo o Brasil está pronto para promover a Rio + 20. “O país está pronto para realizar a Rio+20. Estamos a sete meses da conferência e tenho certeza de que novas ideias virão. Para isso, é preciso que trabalhemos juntos, com um único objetivo. A Rio+20 definirá de que maneira nos desenvolveremos nos próximos 20 anos”, afirmou.
Na ocasião também foi lançado pela ONU o site oficial da Rio+20 em português. Através do endereço http://www.rio20.info será possível obter uma série de informações sobre as atividades preparatórias da conferência, entre outros recursos. Também presente ao encontro desta quarta-feira, o chefe do secretariado da Rio+20 e diretor da Divisão para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, Nickil Seth, falou sobre o novo recurso: “O lançamento do site não poderia ser mais simbólico, uma vez que é fundamental que a conferência possua a língua do país que a sedia. Sem falar que a língua portuguesa desempenha a função de ponte entre vários continentes. Além disso, trata-se de mais um exemplo do engajamento do Rio de Janeiro na realização do evento – afirmou Seth, anunciando o lançamento, na próxima semana, da campanha “O Futuro que queremos”. O evento será realizado segunda-feira, dia 28, no Palácio Itamaraty.
A Rio+20, fórum global pela sustentabilidade, será realizada em junho de 2012, no Rio de Janeiro, reunindo representantes de mais de 150 países.
Fonte: Plantão Barra: Graça Paes