Início Plantão Rio O Samba Retrô chega à Zona Norte

O Samba Retrô chega à Zona Norte

image001O Esporte Clube Garnier, no Rocha, na grande região do Méier, vai ser palco de uma roda de samba com gostinho de saudade.  É o projeto “Samba Retrô”,  que leva grandes sucessos das décadas de 80 e 90 para o público da Zona Norte, onde tudo começou.

 

 

Idealizado pelo cantor e compositor Jorgynho Chinna – fundador do grupo Pirraça – e pelos produtores culturais Fernanda Santos (Programadora do Teatro Rival Petrobras), Cláudia Oliveira (Polvo Produções Artísticas) e Luiz Eduardo (responsável pelo bar), o projeto pretende reviver os sambas que fizeram parte da formação dos grupos de sucesso de hoje.

 

 

O Samba Retrô é comandado por Jorgynho Chinna, que recebe, semanalmente, grandes nomes do samba e intérpretes das escolas do Rio de Janeiro. Para abertura do projeto no dia 11 de outubro,sexta-feira, às 17h30, o convidado é o grupo Raça – o maior vendedor de disco dos anos 80. Comandado por Marley, o Raça mostra as famosas canções da época como “Tempero”, “Baleiro”, “O teu chamego”, “Dona da minha sina” e “Tô legal”.

 

 

O projeto tem o apoio do produtor musical Milton Manhães, um dos responsáveis por ter apresentado os artistas do samba às gravadoras, fazendo a ponte entre zona norte e zona sul, como foi o caso do grupo Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra e Zeca Pagodinho.  Para o produtor, a história se repete.  “Esse resgate do samba é muito bacana para a música, me vejo fazendo o mesmo de há 30 anos, quando comecei, e me orgulho disso. Na minha época, era muito difícil levar um jovem para o samba. Agora as portas estão abertas para todos, e o mais importante: com música de qualidade”.

 

 

Para Jorgynho Chinna, morador do bairro do Cachambi, celeiro de bambas, a região está carente de samba, e o Esporte Clube Garnier tem o espaço ideal para abrigar  essa família.  “Essa é uma ideia antiga. Como a minha carreira foi construída nas rodas de samba, sinto falta de um lugar na região para reunir os partideiros. Hoje em dia, os espaços na Zona Norte são restritos. Temos de valorizar e resgatar a cultura que começou aqui. O projeto, além de resgatar essa cultura, vai ajudar a mostrar para o público os compositores responsáveis pelos sucessos antigos”.

 

 

O anfitrião da noite apresenta o repertório do CD mais recente, “Aprendiz”, produzido por Milton Manhães, com arranjos e regência de Ivan Paulo e músicas dele, de Xande de Pilares,Arlindo Cruz e outros compositores.  Os próximos convidados do mês de outubro serão o mestre Monarco (dia 18) e Dominguinhos do Estácio (dia 25).

 

 

 

Serviço: Samba Retrô – Jorgynho Chinna & convidados

Dia 11 de outubro – sexta-feira, às 17h30 – Convidado Grupo Raça

Local: Esporte Clube Garnier

Rua Ana Neri 1.540 – Rocha – Telefones: 2261-4716 / 3283-6792

Ingresso: 10 reais

Classificação : 16 anos

Capacidade: 300 lugares

 

Assessoria de Imprensa Samba Retrô – Sheila Gomes