A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 17 a 20 de novembro, a terceira edição do projeto Jongá Cantos de Fé de Trabalho e de Orgia, que tem se caracterizado como um espaço de exposição e diálogo das culturas orais-rítmicas do sudeste brasileiro com culturas similares de outros complexos socioculturais.
E no ano em que são comemorados os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Criança e os 20 anos da Convenção dos Direitos da Criança, o projeto dá destaque ao lançamento, no dia 17, do romance Pivetim, de Délcio Teobaldo, obra vencedora da quarta edição brasileira do Prêmio Barco a Vapor (www.edicoessm.com.br). Depois do lançamento em São Paulo, Minas Gerais, Sergipe e Londres (www.lambeth.gov.uk), o livro será autografado na CAIXA Cultural com o diferencial de motivar um debate sobre saberes herdados e estratégias de autoinclusão e sociabilidade da infância desassistida.
Da mesa de debate participarão representantes da Unicef, da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), entre outros.
O diálogo proposto pelo projeto é estabelecido com performances de cantos e danças; palestras, oficinas e exibição de documentários, recursos que fundamentam e ampliam os cinco eixos do Plano Nacional de Cultura: 1) Fortalecer a ação do Estado no planejamento e execução das políticas culturais; 2) proteger e valorizar a diversidade artística e cultural brasileira; 3) Universalizar o acesso dos brasileiros à fruição e produção cultural; 4) Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável; 5) Consolidar os sistemas de participação social na gestão das políticas culturais.
.
PROGRAMAÇÃO
Lançamento / Debate
Dia 17 (terça-feira)
Local: Teatro de Arena
Lançamento do livro PIVETIM, de Décio Teobaldo, romance vencedor da quarta edição do Prêmio Barco a Vapor. Instituído na Espanha há 30 anos e no Brasil há cinco Pela Fundação SM.
OFICINA DE PERCUSSÃO
Dias: 18, 19 e 20 (de quarta a sexta-feira)
Às 15h30
Local: Sala Margot
A arte de pesquisar sons e fabricar instrumentos
Da pesquisa sonora à escolha e manuseio do material bruto, o público vai acompanhar todas as etapas de criação de instrumentos musicais, com Marcos China, um dos maiores fabricantes brasileiros de percussões artesanais.
CINE TRAVESSIA
Dias 18, 19 e 20 (de quarta a sexta-feira)
Às 17h30
Local: Cinema 2
Os filmes selecionados pela mostra refletem o audiovisual como ferramenta indispensável ao estímulo, à formação da consciência crítica e construção da identidade. As sessões são comentadas e interativas, com a presença de diretores, produtores e artistas.
Curadoria e apresentação: Clementino Júnior
CANTOS DE FÉ, DE TRABALHO E DE ORGIA
Dias: 18, 19 e 20 (de quarta a sexta-feira)
Local: Teatro de Arena
Cantos de dança ligados aos ritos de plantio, cuidados, colheita, reparte e gozo dos frutos da terra. São manifestações que remetem à memória do espaço geográfico como bem comum.
Dia 18 (quarta-feira) – Maurício Tizumba no Mercado
Dia 19 (quinta-feira) – Ciranda de Tarituba (Paraty, RJ)
Dia 20 (sexta-feira) – Jongá, Délcio Teobaldo
Serviço:
JONGÁ CANTOS DE FÉ DE TRABALHO E DE ORGIA
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena – Cinema 2 – Sala Margot
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Data: de 17 a 20 de novembro de 2009
Horários: de terça a sexta-feira, às 15h30, 17h, 19h e 20h
Ingressos: entrada franca
Bilheteria: de terça a domingo, de 10 às 20h
Classificação: 14 anos
Informações: (21) 2544-4080
Fonte: Caixa