A OAB/RJ e a 57ª Subseção aguardam o agendamento de reunião com o governador do estado, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para debater a segurança na região da Barra da Tijuca.
Em setembro 2012, um ofício que agrupava sugestões sobre o tema – colhidas durante reunião entre o presidente da Seccional, Wadih Damous e membros do 31º Conselho Comunitário de Segurança e da Associação de Moradores – foi entregue às autoridades. “Agora queremos discutir pessoalmente o que foi sugerido”, disse o presidente da OAB/Barra da Tijuca, Luciano Bandeira.
Segundo ele, no documento há reivindicações como o aumento do efetivo do 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a instalação de câmeras de monitoramento. “Além disso, vamos cobrar que as agências bancárias sejam obrigadas a instalar câmeras em seus acessos para coibir delitos”, explicou Luciano.
Vale lembrar que já existe uma ação civil pública a respeito das câmeras proposta pela OAB/RJ. Ela tramita na 6ª Vara Federal e exige o equipamento em todas as agências bancárias.
Marcio Dias – Assessor Especial da Presidência para Assuntos Comunitários – OAB Barra