Início Destaque OAB/RJ dá posse a Comissão Estadual de Direito Contábil

OAB/RJ dá posse a Comissão Estadual de Direito Contábil

Dia 12 de junho, na sede Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio de Janeiro, foi realizada a cerimônia de posse da Comissão de direito Contábil instituída em 2019.

A Comissão Estadual de Direito Contábil no Âmbito da OAB/RJ consagra-se pela preocupação da Advocacia no combate a Corrupção no Brasil unificando assim o conhecimento necessário para o feito, que compreende tanto o conhecimento inerente da Ciência Jurídica como o da Ciência Contábil em um único a ser chamado de conhecimento Técnico Jurídico-Contábil.

Há que se destacar que  a corrupção reduz a receita pública, aumenta gastos públicos, gera desigualdade na distribuição de renda e pobreza. Tanto a contabilidade e o Direito estão inseridos nesse meio, por isso, é necessário investigar a interligação dos conhecimentos técnicos existente sobre as relações financeiras entre a Contabilidade e o Direito com a corrupção para entender a existência de influências mútuas, concentrando as pesquisas científicas sobre o tema em único estudo,e assim , colaborar com ações para reduzir a corrupção.

Em seu discurso, o presidente da Comissão, Dr. Marcio Benedito da Silva disse estar “extremamente honrado ao assumir a Presidência da Comissão de direito Contábil da OAB/RJ. Agradeço também a confiança do Presidente da OAB/RJ Dr. Luciano Bandeira  depositada em mim e em todos os membros. Estou ciente de que é enorme a minha responsabilidade de conduzir esse Comissão que é a 1ª  criada nessa casa, e única em todo o Brasil como esse NOMEN IURIS. Expresso, igualmente, meus sinceros agradecimentos a todos que articularam e mobilizaram para formação desta nova diretoria, em especial o Contador Waldir Jorge Ladeira, Presidente do CRC/RJ.”

O objetivo da Comissão Direito Contábil é colaborar com a transparência dos atos públicos e privados inerentes a qualquer relação de negocio entre as partes, pois quando se fala em transparência se fala em contabilidade, porque a contabilidade é a transparência posta em prática, através da descriminação de todos os atos praticados pelos administradores públicos ou empresários da iniciativa privada, alem  de Entidades sem Fins Lucrativos que compõem o grupo econômico do Terceiro Setor promovendo e proporcionando o aprimoramento e o aperfeiçoamento alem daquelas, também destas entidades. Então fica notória o grau de importância que o Direito Contábil tem nos dias de hoje.

No dia 3 de Julho de 2019, às 11h, no auditório da OAB/RJ a comissão promoverá outro evento, um seminário norteado pela temática  “DIÁLOGOS SOBRE O DIREITO CONTÁBIL”com entrada franca.