A Secretaria de Segurança construirá na Praça Onze seu centro operacional para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A obra tem previsão de início para o mês de março. A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) já prepara o edital para licitação.
Em fevereiro de 2009, o governador Sérgio Cabral acertou os detalhes da proposta. A unidade será construída ao lado do sambódromo, na Rua Benedito Hipólito, e irá funcionar 24 horas. Inspirado em modelo adotado nas cidades de Madri e Nova York, o centro contará com quatro pavimentos. O primeiro andar – intitulado Pavimento Técnico – será voltado exclusivamente para o armazenamento e manutenção das CPUs dos computadores, que ficariam, a princípio, no subsolo do prédio – o chamado porão técnico.
A parte administrativa ficará no segundo pavimento. No terceiro andar funcionarão os serviços de teleatendimento que irão receber as chamadas relativas a segurança, trânsito, ordem pública, defesa civil e resgates médicos. O quarto pavimento será destinado à sede de gerenciamento de crise, que poderá ser usada em grandes eventos, como a Copa do Mundo,as Olimpíadas, o Réveillon e o Carnaval e, também, em casos de catástrofes ou crises na área de segurança.
Na sala de gerenciamento de crise, governador, prefeito e secretários poderão acompanhar, num telão de cinco metros de altura por 18 de comprimento, as principais imagens da cidade. Ainda no quarto andar, a Secretaria de Segurança vai instalar uma sala para o serviço reservado, que será usada pela Polícia Militar, Polícia Civil, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal e Forças Armadas. A ideia é que seja construída também uma sala de assessoramento para grandes casos de crise.
Fonte: Gov Estado Rio