O governo do estado, através da Cedae, dá início na Estrada Velha de Rio Dourado, em frente ao Canal de Medeiros, Cidade Praiana, em Rio das Ostras, às obras para ampliar a oferta de água no município de Rio das Ostras e em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos. As intervenções beneficiam diretamente cerca de 85 mil habitantes.
– Com estas obras as duas cidades terão o sistema de água tratada praticamente duplicado, passando de 280 litros por segundo para 500 litros por segundo. Em janeiro de 2007, a produção de água era de 180 litros por segundo – explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
As obras, que envolvem recursos da ordem de R$ 10 milhões, consistem no aumento do trecho de proteção do canal a fim de evitar a entrada de areia na elevatória de água bruta, o que impedirá a deterioração dos equipamentos e a redução de vazão.
Nas elevatórias de água bruta e de água tratada a parte elétrica será adequada para a nova vazão e será feita a recuperação do sistema de proteção ao sistema. Na elevatória de água tratada serão substituídos os cinco motores e o painel de comando da elevatória de 175HP para 200HP.
Para ampliar a capacidade de tratamento de água da estação serão colocados módulos tubulares nos decantadores convencionais. Além da substituição dos equipamentos de filtragem por válvulas borboletas para melhorar a operação, será construída uma unidade de tratamento do lodo oriundo da estação de tratamento de água, como prevê portaria do Ministério da Saúde.
A Cedae ainda fará a duplicação de diversos trechos da adutora com assentamento de cerca de 3,2 mil metros de tubos em ferro fundido com 500mm de diâmetro. No mesmo dia serão inauguradas as instalações da nova agência de atendimento da Cedae em Rio das Ostras.
À cerimônia, estão previstas as presenças do presidente da Cedae, Wagner Victer; dos prefeitos de Rio das Ostras, Carlos Augusto Carvalho Balthazar, e de Casimiro de Abreu, Antonio Marcos de Lemos Machado.
Fonte: Cedae