Início Plantão Rio Obras da Frei Caneca devem ser concluídas em dezembro

Obras da Frei Caneca devem ser concluídas em dezembro

obras-frei-canecaCom 90% da estrutura concluída e 65% do acabamento pronto, os conjuntos Zé Keti e Ismael Silva, erguidos no terreno do antigo Presídio da Frei Caneca, no centro do Rio, devem ficar prontos em dezembro. A expectativa é de que os prédios sejam inaugurados antes do carnaval de 2014. Nesta quinta-feira (1º/8), o secretário de Habitação, Rafael Picciani, conferiu o andamento dos trabalhos.

 

 

As 998 unidades habitacionais são construídas através do programa Minha Casa Minha Vida. São 48 blocos de cinco pavimentos, com 20 apartamentos cada, e mais dois blocos de cinco pavimentos, cada um com 19 unidades. Cada apartamento conta com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com 47 metros quadrados.

 

 

Todas as unidades serão entregues com acabamento completo, como pisos, pias, tomadas, tanque e quadro de luz com instalações independentes. As tubulações de água e gás são externas para evitar obras em caso de necessidade de consertos.

 

 

De acordo com o presidente da Companhia Estadual de Habitação do Estado do Rio de Janeiro (Cehab-RJ), José Geraldo Machado, depois do fim das obras civis, começa a etapa de licenciamentos.

 

 

– Qualquer obra depende do clima. Mas com tudo correndo bem, até dezembro a parte física estará concluída. Então temos a segunda fase, que é a documental, de homologação, do Habite-se concedido pela Prefeitura do Rio e os licenciamentos. Então, a partir de fevereiro, podemos iniciar a entrega – explicou José Geraldo Machado.

Lazer para os moradores

As unidades são destinadas a famílias com renda de zero a três salários mínimos. Os apartamentos serão distribuídos através de sorteio dos cadastrados pela Cehab-RJ. Os moradores contarão ainda com quadras poliesportivas, salão de festas e ciclovias. Também haverá um espaço de 200 metros quadrados para uma horta comunitária.

 

 

– As ruas são largas e o espaço entre os blocos é de seis metros para que as áreas sejam mais arejadas e iluminadas – disse Machado.

 

 

O Governo Federal investiu R$ 62,8 milhões e o Governo do Estado doou o terreno, implodiu o presídio, limpou o espaço e injetou R$ 11,3 milhões para obras de infraestrutura, como a instalação da rede de água e de esgotamento sanitário, drenagem, iluminação, pavimentação e paisagismo.

 

Governo do Rio