Início Plantão Barra Obras de macrodrenagem em seis rios de Jacarepaguá

Obras de macrodrenagem em seis rios de Jacarepaguá

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, acompanhado do presidente da Rio Águas, Mauro Duarte, a superintendente da Caixa Econômica Federal, Nelma de Souza Tavares, e o representante do Governo Estadual, José Carlos Pedra, fez o lançamento de mais uma etapa das obras do Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá. Serão contemplados nesta fase mais seis rios da região: Covanca, Pechincha, Tindiba, Banca da Velha, Rio Grande e Rio Pequeno.
– Essa é mais uma importante obra para acabar com os problemas de enchentes que tanto prejudicam essa região – destacou o subprefeito.
 
Serão beneficiadas diretamente as áreas do Tanque, Praça Seca, Pechincha e Taquara. A Prefeitura do Rio está investindo R$ 340 milhões no Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá, beneficiando cerca de 350 mil moradores.
 
Cercada pelos maciços da Tijuca e da Pedra Branca, a região da Bacia de Jacarepaguá corresponde a 25% da área total do município do Rio de Janeiro e é uma das que mais crescem na cidade. A recuperação desta bacia está prevista no Caderno de Encargos para as Olimpíadas de 2016 – já que, além de prevenir enchentes, a macrodrenagem reduz a poluição nas lagoas de Jacarepaguá, em torno das quais estão sendo instalados equipamentos importantes para as competições, como o Parque Olímpico, a Vila Olímpica e o Parque dos Atletas.
 
Outros oito rios da região – Itanhangá, Cachoeira, Amendoeira, Muzema, Retiro, Papagaio, São Francisco, Sangrador e Córrego da Panela – já estão sendo canalizados. O Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá prevê ações de macrodrenagem, como dragagem, desassoreamento, limpeza e canalização de rios, implantação de avenidas nas margens dos canais e recomposição de leitos de rio. Dentro do programa também estão previstas ações de educação ambiental e contenção de encostas.

Fonte: Subprefeitura da Barra