Início Plantão Rio Obras do PAC do Complexo do Alemão

Obras do PAC do Complexo do Alemão

Um passeio por quatro canteiros de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo do Alemão, na manhã desta sexta-feira, deixou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, impressionada com a qualidade e a amplitude dos projetos em andamento no local.
 
Acompanhada dos ministros das Cidades, Márcio Fortes, do Trabalho, Carlos Lupi, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do governador em exercício Luiz Fernando Pezão, a ministra primeiro visitou uma obra já pronta, o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), depois os trabalhos nas estações do teleférico do Morro do Adeus e do Morro da Baiana, da UPA e, por fim, do conjunto habitacional Itaoca 1833.
 
– Estamos transformando o Alemão em um verdadeiro bairro, de dar inveja a muitos bairros de classe média. E acho o teleférico muito significativo porque vai permitir mobilidade e intercomunicação das comunidades daqui e ainda um acesso direto ao restante da Cidade Maravilhosa. Imagino o esforço que é subir e descer esses morros. Implica num desgaste muito grande. Além do conforto, as pessoas ganharão em deslocamentos mais rápidos e ainda terão uma vista das mais bonitas da cidade – entusiasmou-se Dilma Rousseff.
 
A ministra lembrou que as obras do PAC vão tornar as comunidades menos violentas. Segundo ela, o programa significa o fim da omissão do Estado nesses lugares, como aconteceu nos últimos anos.
 
– Embora importante em qualquer lugar, a presença da polícia não representa por si só a presença do Estado. Agora, não, o Estado se apresenta como um todo. Está havendo vultosos investimentos em benefício da vida das pessoas. Quando os governos federal, estadual e municipal colocam mais de R$ 650 milhões em obras em apenas uma das regiões do Rio, a pessoa verifica que esse valor é quase o triplo do que se gastava no país em 2002 com saneamento – quantificou a ministra.
 
Dilma Rousseff elogiou a qualidade do material e do acabamento das obras, o que reforça a proposta do programa de levar dignidade e qualidade de vida às comunidades carentes do Rio.
 
– As pessoas terão moradia digna, uma UPA 24 Horas, um centro de referência, que me impressionou por sua dimensão, um centro de formação profissional, que, além da excelência das instalações, vai ministrar cursos que atendem a demanda dos moradores. E sem esquecer que quase 80% da mão-de-obra do PAC aqui são contratados junto aos moradores, o que vai garantir a preservação dos equipamentos depois de prontos. Estou hoje num dia abençoado, porque ver isso acontecer mostra que valeu todo o nosso esforço – completou a ministra.
 
Até o fim do ano que vem todas as obras do complexo deverão estar entregues. A próxima a ser inaugurada será o Cetep, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Em novembro, está prevista a entrega dos 192 apartamentos do conjunto habitacional Itaoca 1833, em Nova Brasília, e a UPA, na Avenida Itararé, em Bonsucesso. Em meados do ano que vem serão inaugurados o cojunto habitacional no terreno onde ficava a fábrica da Poesi e a escola de ensino médio, na Avenida Itararé, em Bonsucesso. O teleférico vai ser inaugurado em setembro de 2010, com os testes para ajustes do sistema iniciando-se em abril.
 
Obra emblemática do PAC no Alemão, o teleférico terá seis estações, todas com obras em andamento. A primeira será a de integração com a linha férrea, em Bonsucesso, próximo à Praça das Nações, operada pela Supervia, que também vai operar o teleférico. A segunda estação está sendo construída no Morro do Adeus, a terceira no Morro da Baiana, a quarta no Morro do Alemão, a quinta no Itararé e a sexta na Fazendinha, a mais alta de todas: 142 metros de altitude –a do Adeus é a segunda mais alta, com 137 metros.
 
O percurso, de Bonsucesso à Fazendinha, tem cerca de 3,5 mil metros e será percorrido em 19 minutos. Cada uma das 152 gôndolas terá capacidade para transportar 16 pessoas – oito sentadas e oito em pé. A previsão é transportar por dia cerca de 30 mil passageiros. Todas as estações terão equipamentos sociais e terão acessos viários (ruas serão abertas ou alargadas).
 
Também estavam presentes os secretários estaduais de Transportes, Julio Lopes, de Governo, Wilson Carlos de Carvalho, de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, de Meio Ambiente, Marilene Ramos, e de Habitação, Leonardo Picciani, o presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani, e o presidente da Cedae, Wagner Victer, entre outros.

Fonte: Governo do Rio