Início Plantão Rio Obras e pacificação garantem ao Rio novos cartões postais e pontos turísticos

Obras e pacificação garantem ao Rio novos cartões postais e pontos turísticos

Importantes obras de infraestrutura, o Teleférico do Alemão, a Ponte do Saber, a passarela da Rocinha e o conjunto de obras do metrô na Cidade Nova mudaram a paisagem do Rio de Janeiro da Zona Norte à Zona Sul. Nos próximos anos, mais intervenções realizadas pelo Estado em parceria com os governos federal e municipal se juntarão aos famosos cartões-postais da cidade, entre eles o Museu da Imagem do Som (MIS), na Praia de Copacabana.

– São obras que mudam o visual da cidade, sim, mas mudam ainda mais e para melhor a vida das pessoas, seja no aspecto da acessibilidade, seja no cultural – explicou o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão.

Mais novo cartão-postal da cidade, a Ponte do Saber, no Fundão, é uma das obras públicas que chamam a atenção de quem passa pela Linha Vermelha. Com designer moderno, a primeira passagem estaiada do Rio de 780 metros de extensão – que faz parte do caderno de encargos do Governo do Estado para os Jogos Olímpicos de 2016 – ganhará até o fim deste mês a iluminação monumental, projeto do lighting designer Peter Gasper.

Na Praça da Bandeira e na Cidade Nova, um conjunto de obras do MetrôRio não garante apenas a comodidade dos passageiros da Linha 2. Além da ponte em arco da Conexão Pavuna-Botafogo sobre a Avenida Francisco Bicalho, a passarela que liga a estação da Cidade Nova à Prefeitura do Rio virou parte da paisagem da região. A passarela e a ponte em arco também têm iluminação de Peter Gasper.

Teleférico e passarela mudam a vista de comunidades

As estações do Teleférico do Alemão e a passarela da Rocinha viraram símbolos nas comunidades pacificadas. Na Zona Norte, o teleférico – que já transportou 3,4 milhões de passageiros – é apreciado por quem passa por pontos estratégicos da cidade, como a Linha Amarela. Na Zona Sul, a passarela construída em concreto sobre a Estrada Lagoa-Barra e desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer é a atração da comunidade.

– São poucas as pessoas que têm o privilégio de ter um monumento desenhado pelo maior arquiteto do Brasil, Oscar Niemeyer, em frente à sua porta, bem como os moradores da Rocinha. Já o Teleférico chegou não só para facilitar a vida das pessoas que ali vivem, mas também promoveu o turismo daquela região – afirmou o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno.

Novos pontos turísticos

Em 2013, a Praia de Copacabana, um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo, também ganhará mais uma atração: o Museu da Imagem do Som. O espaço que irá contar a história do estado e sua diversidade cultural através da preservação da memória audiovisual levará para o bairro da Zona Sul carioca revitalização, lazer e modernidade.

– A escolha do endereço está intimamente ligada ao caráter plural do bairro. O local é de fácil acesso, recebe um grande contingente de visitantes, e ainda serviu de inspiração para os músicos, escritores, artistas plásticos, pensadores e fotógrafos cujos trabalhos molduraram a cultura do país – disse a secretária de Cultura, Adriana Rattes.

 

Governo do Rio