O Observatório Internacional da Juventude (OIJ) marcou presença no ECOSOC Youth Forum 2025, realizado na sede das Nações Unidas em Nova York, entre os dias 15 e 17 de abril. A delegação brasileira, composta por jovens comprometidos com o desenvolvimento social, incluiu vereadores, prefeitos, empresários e líderes comunitários.
O ECOSOC Youth Forum é um evento anual promovido pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, reunindo jovens de todo o mundo para discutir e propor soluções inovadoras para os desafios globais, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A edição deste ano teve como tema central “Avançando soluções sustentáveis, inclusivas, baseadas na ciência e em evidências para a Agenda 2030, sem deixar ninguém para trás”.
Durante o fórum, o presidente do OIJ, Daniel Calarco, representou o Brasil na sessão dedicada ao ODS 14, que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos. Em seu discurso, Calarco enfatizou a importância da alfabetização oceânica e destacou a recente iniciativa do governo brasileiro, em parceria com a UNESCO, de incorporar esse tema nos currículos escolares como parte das políticas de resiliência climática.
A participação do OIJ no fórum relembrou o papel ativo do Brasil nas discussões climáticas globais e evidencia o compromisso da juventude brasileira com a construção de um futuro mais sustentável.
Sobre o Observatório Internacional da Juventude (OIJ): O OIJ é uma organização que visa promover a participação ativa dos jovens na formulação de políticas públicas, incentivando o protagonismo juvenil em diversas áreas, incluindo educação, meio ambiente, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.