Início Plantão Rio Oficina estimula experimentos com as obras

Oficina estimula experimentos com as obras

Tão logo bateu o olho na estante de livros da Sala de Leitura da Casa França-Brasil, o artista Marcos Chaves decidiu: seria ela o ponto de partida perfeito para uma reflexão sobre arte contemporânea. E assim nasceu o Experimento: Livros, workshop que começa nesta terça-feira, dia 18 de maio.

Durante três encontros, das 17h às 20h, Chaves vai convidar os participantes a experimentarem novos usos para as obras – em geral catálogos de arte – dispostas nas prateleiras.
– Nosso objetivo é ampliar a percepção do que é arte. Porque vamos, sobretudo, brincar com os livros. Vamos fazer experimentos que extrapolem o conteúdo, brincar com os formatos e com as cores. Poderemos, por exemplo, organizar os livros por tamanho, ou cobrir uma mesa inteira com as capas. Ou ainda procurar associações entre imagens e ideias.

A oficina é gratuita, e podem se inscrever para as 20 vagas pessoas de todas as áreas, com mais de 16 anos. É parte do Projeto Mesa-Palco, responsável por inúmeros cursos e performances que têm ocupado a Casa França-Brasil. Atividades nas quais diversas linguagens se encontram e, assim, oferecem novos sentidos à produção artística e aos espaços da instituição. Proposta esta que se encaixa perfeitamente nos objetivos de Chaves, que define seu workshop como uma busca por novas leituras para os livros.

Com quase três décadas de produção, Chaves já participou de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Sua obra é caracterizada pela utilização de diversas mídias: transita pelo uso de objetos, fotografias, vídeos, desenhos, palavras e sons. Os livros já haviam aparecido em alguns dos seus trabalhos.

– O livro como objeto tem um carisma especial. É, para além de um veículo, um companheiro: as pessoas dormem ao lado deles, os carregam para todo lado. Esse carinho gera um enorme poder. Livros são poderosos.

Fonte: Secretaria de Cultura