Início Plantão Rio Oficinas discutirão gestão da Ilha Grande

Oficinas discutirão gestão da Ilha Grande

Uma equipe formada por técnicos, cientistas, ambientalistas e membros da comunidade traçará diretrizes para a implantação do Projeto de Gestão Integrada da Baía da Ilha Grande. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria do Ambiente e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), executada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
 
Financiado pelo Governo do Estado e pelo Global Environment Facility (GEF), o projeto tem o investimento estimado de US$ 9,5 milhões. Será elaborado um modelo de conservação e de uso sustentável dos ecossistemas continentais, marítimos e insulares da Baía da Ilha Grande, através de um processo de gestão participativa no litoral sul fluminense. Os resultados integrarão um programa estratégico de longo prazo, com duração prevista de 25 anos.
 
– O programa também identificará as principais ameaças ambientais à região. Entre elas, o turismo e pesca predatórios, privatização de praias, tráfego intenso de embarcações, sobretudo de cruzeiros marítimos – completa a diretora de Gestão das Águas e do Território do Inea, Rosa Formiga.
 
A partir de janeiro de 2010, o Inea iniciará a integração de suas estratégias de conservação da biodiversidade às adotadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, pelas secretarias municipais de meio ambiente e pelos demais órgãos ambientais. Essa integração será fruto de dez oficinas de trabalho, envolvendo, em diferentes momentos, os gestores, a equipe técnico-científica e a comunidade local para elaborar a implementação de ações preventivas e corretivas que revertam a perda da qualidade ambiental.
 
– O projeto é ousado. Não existe desenvolvimento sustentável sem planejamento e envolvimento dos diversos segmentos sociais nos esforços de conservação e recuperação ambiental – destacou o presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira.

Fonte: Prefeitura do Rio