Início Sem categoria OI Futuro apresenta a exposição Bang

OI Futuro apresenta a exposição Bang

O Oi Futuro apresenta a partir de 22 de maio a exposição BANG, de Ana Vitória Mussi, artista pioneira no uso da fotografia associada à videoinstalação. Com curadoria de Marisa Flórido, a mostra vai ocupar o 5º nível do centro cultural do Flamengo até 15 de julho.  A exposição é patrocinada pela Oi e pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, com apoio cultural do Oi Futuro. Paralelamente à mostra, será lançado um livro sobre a obra da artista.

 

A instalação inédita utiliza o vídeo como suporte para projetar nas paredes da galeria, simultaneamente, cenas de filmes de guerra ficcionais e fotos de situações reais de guerrilha urbana em favelas cariocas, numa reflexão sobre a espetacularização da violência. “Minha investigação é sobre os modos de exposição e visibilidade da guerra, do homem em situações-limite. Na exibição da superioridade, no fundo, tentamos superar nossa angustiante fragilidade. A semelhança entre o salto do atleta olímpico e o voo do avião de combate desvela a absoluta falta de chão da existência”, define a artista.  As imagens fazem uma ligação entre a solidão da visão e a sociedade do espetáculo. “O trabalho de Ana Mussi sempre se pautou por pensar a condição da imagem no mundo contemporâneo e nossa submissão a seus poderes, refletindo sobre suas potências e fantasmagorias”, explica Marisa Flórido.

 

Para o crítico de arte Fernando Cocchiarale, Ana Vitória Mussi  “é provavelmente a artista brasileira que há mais tempo explora as possibilidades poéticas da fotografia para além dos limites de seu uso habitual e convencional”. Segundo Cocchiarale, “a obra de Ana Vitória testemunha, com qualidade inequívoca, um período da arte brasileira que vai do nascimento dessa nova imagem nos anos 60 a seus desdobramentos na contemporaneidade”.

 

Desde o final dos anos 1960, Ana Vitória Mussi trabalha com a diversidade e a superposição de técnicas, prática hoje comum na arte contemporânea. Convivendo na década de 70 com artistas que iniciaram a videoarte no país, como Anna Bella Geiger, Letícia Parente, Sonia Andrade, Miriam Danowsky e Ivens Machado, e os críticos Paulo Herkenhoff e Fernando Cocchiarale,  a artista é uma das primeiras no Brasil na investigação da fotografia em seu campo ampliado. Utilizando suportes e objetos diversos, Ana Vitória Mussi estendeu a fotografia para além do papel, abrindo seu campo perceptivo e semântico e dialogando com dispositivos midiáticos como o jornal, a TV e o cinema.

 

SERVIÇO
Ana Vitória Mussi
De 22 de maio a 15 de julho
Oi Futuro – Nível 5
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 3131 3060
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca
Classificação etária: Livre