Início Plantão Rio Oi Futuro apresenta o espetáculo infantil ‘O CARNAVAL DOS ANIMAIS’

Oi Futuro apresenta o espetáculo infantil ‘O CARNAVAL DOS ANIMAIS’

O Giramundo Teatro de Bonecos apresenta a partir do dia 28 de abril, na Quinta da Boa Vista, o espetáculo infantil ‘O CARNAVAL DOS ANIMAIS’, que une artes cênicas e música clássica. Composta por Camille Saint-Saëns em 1886, a obra será executada ao vivo por uma orquestra de câmara com 12 músicos e encenada com 36 marionetes do premiado grupo mineiro. Com apresentações gratuitas, o evento tem patrocínio da Oi, da Prefeitura do Rio de Janeiro, e apoio cultural do Oi Futuro.

 

 

Com curadoria de Isabel Seixas e Diogo Rezende, da M’Baraká Experiências Relevantes, o projeto tem a música clássica como protagonista, e busca atingir o imaginário infantil a partir da associação de uma grande obra musical com o teatro de bonecos. Para completar, as apresentações serão ambientadas perto do Jardim Zoológico, na Quinta da Boa Vista.

 

 

Além de promover a comunicação entre diferentes linguagens artísticas (música clássica e teatro), o espetáculo traz ao público um universo lúdico inusitado e o gosto pela música clássica. “O objetivo do projeto é contribuir para a educação musical e formação de plateias, desmistificando a música erudita”, afirma Isabel Seixas.

 

 

Sob a batuta do maestro Ueslei Banus, a Orquestra Jovem do Conservatório Brasileiro de Música – OJCBM – traduz sonoramente as peculiaridades dos animais, criando uma “fantasia zoológica”. “Será apresentado nessa obra de Saint-Saëns o universo de violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, instrumentos de percussão e pianos. Tudo ao alcance de todos, abrindo o olhar das crianças para se tornarem mais sensíveis à beleza deste vasto universo musical”, conta o maestro.

 

 

O concerto é dedicado a crianças de 4 a 12 anos e a seus pais. ‘O CARNAVAL DOS ANIMAIS’ foi criado para emocionar crianças e adultos e é uma das obras mais populares em projetos que levam a música clássica ao público infantil.

 

O compositor
Nascido em Paris, Camille Saint-Saëns (1835-1921) foi considerado um menino prodígio por seu virtuosismo ao piano. Tornou-se uma das personalidades mais destacadas da vida musical parisiense na segunda metade do século XIX e início do século XX. Uma das obras mais populares e apreciadas de Saint-Saëns é ‘O CARNAVAL DOS ANIMAIS’.

 

 

O Giramundo Teatro de Bonecos
Criado em 1970, em Belo Horizonte (MG), o Giramundo é um dos grupos de teatro de bonecos mais atuantes e premiados em todo o mundo. Para a produção de ‘O CARNAVAL DOS ANIMAIS’, o Grupo produziu a sua maior coleção de marionetes (36 bonecos). Em sua adaptação da obra, o Giramundo faz uma releitura dos movimentos da música – que remetem a um animal cada – para contar a história de uma festa na floresta, na qual o Sapo e o Jacaré não foram convidados por terem a boca grande.

 

A Orquestra Jovem do Conservatório Brasileiro de Música – OJCBM
A OJCBM foi criada em 1960 e, atualmente, é uma orquestra de cordas formada por alunos e, também, por músicos convidados. Desde agosto de 2009, a OJCBM conta com a Direção Musical e Regência do maestro Ueslei Banus.

 

Movimentos da obra musical
Introdução e Marcha Real do Leão
Galinhas e Galos
Hémiones (adaptados para marimbondos pelo Giramundo)
Tartarugas
O Elefante (adaptado para hipopótamo pelo Giramundo)
Cangurus
Aquário
Personagens com orelhas compridas
O cuco nas profundezas dos bosques
Pássaros
Pianistas
Os Fósseis
O Cisne (adaptado para avestruz pelo Giramundo)
Final (Carnaval dos Animais)

SERVIÇO
‘O CARNAVAL DOS ANIMAIS’
Na Quinta da Boavista (Acesso mais próximo: Entrada em frente à Estação São Cristóvão do Metrô)
Dias 28 e 29 de abril e 5 e 6 de maio (sábados e domingos)
Horário: Duas sessões diárias, às 11h e às 16h.
Duração: 60 min
Entrada franca (as senhas serão distribuídas por ordem de chegada a partir de uma hora e meia antes do início de cada apresentação)
Classificação etária: livre (recomendamos o espetáculo para crianças a partir de 4 anos)
Capacidade: 624 sentados
Acesso a cadeirantes