Início Plantão Rio Oi Futuro em Ipanema reabre as portas em 2010

Oi Futuro em Ipanema reabre as portas em 2010

O Oi Futuro, em Ipanema, estreia sua programação cultural de 2010 no dia 15 de janeiro, com a mostra Transcinemas – O que se vê, o que é visto. Ela será apresentada em duas séries que, através de variações de percepções e sentidos, darão forma contemporânea à loucura descrita na obra do autor Lima Barreto. A série Desvarios, da fotógrafa Kátia Maciel, mostra o movimento se atualizando com base na duração e na repetição. Já Antonio Fatorelli, em sua série Reversos, tem como tema a inversão do tempo.

A partir de registros fotográficos do antigo Hospício Pedro II – atual Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro –, os vídeos reunidos na exposição mostram versões imaginárias das sensações de loucura. O resultado é uma intensificação dos paradoxos do tempo, alterando a relação entre imagem em movimento e imagem fixa.

No mesmo dia 15, o artista Xico Chaves promete surpreender quem passar pela Visconde de Pirajá com um poema visual que será exibido na rua. O projeto Passagem consiste numa intervenção na calçada. O objetivo é convidar quem estiver passando em frente ao Oi Futuro, em Ipanema, para entrar no espaço e interagir com a obra ao pisar sobre os poemas.

No dia 2 de fevereiro, Kátia Maciel e Antonio Fatorelli promoverão uma mesa de discussão sobre a exposição Transcinemas com a presença do fotógrafo Rogério Luz, autor do livro Filme e Subjetividade. E no dia 3 de fevereiro, começará a ser exibida a mostra Desvarios – Cinema e Literatura, reunindo filmes brasileiros adaptados da literatura, que também abordam o tema da loucura. 

 PERFIS DOS ARTISTAS

Katia Maciel

É artista, pesquisadora do CNPq e professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro onde coordena o Núcleo de Tecnologia da Imagem. Em 2001 realizou o pós doutorado em artes interativas na Universidade de Walles na Inglaterra. Entre os livros publicados,  destacamos Transcinema (contracapa 2009), Cinema Sim (itaucultural 2008), Redes Sensoriais (em  parceria com André Parente, contracapa 2003) e O pensamento de cinema no Brasil (2000). Katia Maciel realiza filmes, vídeos, instalações e instalações interativas e participou de exposições no Brasil, na Colômbia, na Inglaterra, na França, no México, na Alemanha, na Suécia e na China.

Antonio Fatorelli
 

É fotógrafo, pesquisador da imagem e das novas mídias, e professor da Escola de Comunicação da UFRJ. Em 2006 realizou o pós-doutorado na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. É coordenador do Laboratório de Fotografia e Imagem Digital da Central de Produção Multimídia (CPM) da ECO/UFRJ. Realizou várias exposições de fotografia e de imagem digital em que predominam a dimensão experimental e conceitual. Publicou recentemente os livros Limiares da Imagem – tecnologia e estética na cultura contemporânea e Fotografia e Novas Mídias.
 

Xico Chaves
Formado em Artes e Ciência da Comunicação pela Universidade de Brasília e Centro Universitário de Brasília,  Notório Saber em Artes Visuais pela Universidade de Brasília(UnB), artista visual, poeta e produtor cultural. Realizou diversas exposições no Brasil e exterior, publicou livros de poesia, participando de movimentos poéticos e artísticos contemporâneos. Possui letras de música gravadas por diversos compositores e intérpretes, dentre eles Geraldo Azevedo, Jards Macalé, Elba Ramalho, Nara Leão, Marlui Miranda, Caetano Veloso, Vinícius Cantuária e Antonio Adolfo. Atualmente é Coordenador da Assessoria Especial da Presidência da Funarte.

Sobre o Oi Futuro em Ipanema

Depois de criar fama com suas lojas sofisticadas, lançar tendências e ainda manter a tradição hippie na feira de artesanato que acampa todos os domingos na Praça General Osório, um dos quarteirões mais charmosos de Ipanema ganhou no ano passado sua porção high tech: o Oi Futuro. Instalado em 1.500 metros quadrados de uma antiga central telefônica da Oi, na Rua Visconde de Pirajá nº 54, o Oi Futuro em Ipanema surgiu com a mesma vocação do Oi Futuro do Flamengo, de ser o espaço de convergência entre pessoas e ideias, conhecimento e diversão, arte e tecnologia. Tem, em dois andares, moderna sala de espetáculos com 130 lugares, para encenação de peças e exibição de filmes, espaço para exposições de artes visuais, café e a escola de arte e tecnologia Oi Kabum! Os arredores do prédio da Oi também são usados como tela para intervenções artísticas. Seja na praça ou na fachada do edifício, moradores do bairro e das comunidades vizinhas _ Pavão/Pavãozinho e Cantagalo _ podem experimentar as novas tecnologias em harmonia com espaço arborizado da Praça General Osório.

Sobre o Oi Futuro

Presente em várias cidades do país, o Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. Os programas do instituto têm como foco principal a promoção de um futuro melhor para as crianças e jovens do Brasil, reduzindo distâncias geográficas e sociais. São mais de três milhões de jovens atendidos pelos programas Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, NAVE, Oi Conecta e Novos Brasis. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia ainda projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. Com isso, a Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.

Serviço:

De 15 de janeiro a 28 de fevereiro 

Classificação etária: livre

Entrada franca

Oi FUTURO – Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema
(21) 3201-3010

www.oifuturo.org.br

Fonte: Oi Futuro