Início Plantão Rio Oitenta vagas de cursos gratuitos em Tanguá dentro do projeto “Promotores da...

Oitenta vagas de cursos gratuitos em Tanguá dentro do projeto “Promotores da Vida”

 

Entre os dias 28 de maio a 1º de junho, o Instituto Vital Brazil abre novas inscrições para cursos do projeto Promotores da Vida, parceria com a Petrobras. Os cursos de Monitor Ambiental em Saúde e Auxiliar Técnico de Controle de Vetores e Pragas Urbanas serão realizados na Escola de Qualificação Profissional Padre Claudio Bourgeois, no município de Tanguá. Os cursos são gratuitos, tem duração de aproximadamente três meses e oferecem 80 vagas. Também poderão se inscrever moradores das cidades vizinhas de Casemiro de Abreu, Silva Jardim, Rio Bonito e Itaboraí.

 

 

Podem participar pessoas com idade entre 15 e 59 anos, que estejam matriculadas no ensino público (ou que sejam egressas da rede pública de ensino) e que tenham concluído o ensino fundamental. Para se inscrever, é preciso, ainda, estar desempregado ou empregado sem carteira de trabalho assinada e possuir renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 

 

As inscrições podem ser realizadas no site www.vitalbrazil.rj.gov.br/promotoresdavida e também em postos montados em cada município. Os candidatos deverão apresentar cópia do RG, do CPF, do título de eleitor e da carteira de trabalho; comprovante de residência; cópia do cartão do Programa Bolsa Família (caso possua); cópia da certidão de nascimento dos filhos (caso possua), comprovante de renda familiar (declaração de renda ou de hipossuficiência financeira); declaração de frequência escolar na escola pública no curso regular de educação básica (ensino fundamental ou médio) ou supletivo, ou cópia do certificado de conclusão do ensino médio ou fundamental; e, no caso de deficientes físicos, laudo médico que ateste a espécie de deficiência.

 

 

As aulas começam no próximo dia 18 de junho, em dois turnos. O curso de Monitor Ambiental em Saúde será realizado no turno da tarde, das 13h às 17h, e o de Auxiliar Técnico de Controle de Vetores e Pragas Urbanas, em dois turnos: manhã, das 8h às 12h e também no turno da tarde. O candidato deve atender todos os pré-requisitos e passar na entrevista com a assistente social do projeto. O mesmo será informado da entrevista por e-mail, telefone e cartazes que serão afixados nos mesmos locais de inscrição. O resultado final será divulgado no dia 15 de junho.

 

 

Como são cursos de qualificação, 60% das aulas serão práticas. Ao final do curso, 20% dos alunos, aqueles que se destacarem, receberão uma bolsa da Petrobras para fazer estágio. “O objetivo é qualificar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e trazê-las para o mercado de trabalho formal. Dentro do projeto existe um estudo de empresas que poderão absorver essa mão de obra”, disse Cláudio Maurício, diretor executivo do projeto. Informações pelo telefone 0800 022 1036.

 

 

Confira abaixo a relação de endereços onde você pode se inscrever:

 

Município

 

Endereço

Casemiro de Abreu

Secretaria Mun. de Trabalho e Renda – Rua Valdenir Heringer da Silva, 107 – Centro (Rua do Banco do Brasil)

Itaboraí

SINE – Rua Acácio dos Santos, 5300 (Próximo à faculdade OMNI)

Rio Bonito

Secretaria de Bem Estar Social – Rua Arthur Bernardes, Nº 398 (em frente ao mercado municipal)

Silva Jardim

Secretaria de Promoção Social -Praça Amaral Peixoto- Centro

Tanguá

Secretaria de ação social – Rua Vereador Manoel Macedo, 680 – Centro

 

Fique de olho – Novas turmas terão início em agosto para cursos em três polos: Niterói, São Gonçalo e Cachoeiras de Macacu. Niterói e São Gonçalo contemplarão os cursos de Auxiliar Técnico de Laboratório e Auxiliar Técnico de Biotério. Já o município de Cachoeiras de Macacu terá capacitação para Monitor Ambiental em Saúde e Auxiliar Técnico de jardinagem, paisagismo e manutenção em áreas verdes. Fique de olho, as inscrições devem começar em julho!

 

 

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

 

Fonte:  Assessoria de Comunicação | Secretaria de Estado de Saúde