Início Plantão Brasil Olimpíada 2016: Exército faz treinamento em SP contra possíveis atos terroristas

Olimpíada 2016: Exército faz treinamento em SP contra possíveis atos terroristas

Agência Brasil
Exército faz simulação em São Paulo contra possíveis atos terroristas

Fernanda Cruz/Agência Brasil

 

O Comando de Defesa de Área do Exército na capital paulista realizou dia 28 de julho o treinamento final contra atentados terroristas durante os Jogos Olímpicos. A cidade de São Paulo receberá, entre 3 e 19 de agosto, um total de 10 partidas de futebol masculino e feminino na Arena Corinthians, Zona Leste da cidade.

 

 

 

A simulação começou às 9h30 e terminou por volta do meio-dia. Os militares desceram de rapel de helicópteros do Exército. Dentro do estádio, onde a imprensa não teve acesso por motivos de segurança, estourou-se uma “bomba suja” simulada, ou seja, que provoca contaminação química ou radiológica. Quatro atiradores de elite posicionados dentro da arena revidaram com balas de festim. Na sequência, o estádio foi evacuado e as vítimas levadas aos postos de descontaminação do Batalhão de Defesa.

 

 

 

Segundo Marcelo Maia Chiesa, coronel do Exército, os testes ocorreram para atestar os protocolos já firmados entre as instituições para garantir a segurança da população e turistas. “Mesmo que a percepção diga que não há qualquer tipo de ameaça, nós temos que estar sempre preparados para dar uma resposta, caso isso ocorra.”

 

 

 

Ao ser questionado sobre outros possíveis pontos vulneráveis na cidade de São Paulo durante os Jogos Olímpicos, o coronel garantiu que o eixo de defesa estará preparado para atuar. “Podemos pré-posicionar as tropas. Teremos sempre força de resposta onde verificarmos pontos de vulnerabilidade”, disse ele.