Início Plantão Barra Olímpiada do Conhecimento no Riocentro

Olímpiada do Conhecimento no Riocentro

Os torneios acontecem em paralelo e avaliam a competência de estudantes do ensino técnico industrial. Além das competições, estandes, mostras e cursos são algumas das atrações. A patrocinadora do evento DEB’MAQ fornecerá 116 dos equipamentos disponíveis para as provas 

Antes de o Rio de Janeiro ser invadido por atletas para competir em diferentes modalidades desportivas, a cidade sedia a Olimpíada do Conhecimento, entre os dias 8 e 14 de março e promete reunir jovens representantes de mais de 20 países em um torneio para a troca de experiência profissional. 

Os estudantes que se “enfrentam” nessa fase são os ganhadores das edições estaduais e nacionais, de seus respectivos países, e têm a responsabilidade de planejar e executar uma tarefa com a aplicação das competências técnicas adquiridas durante o curso de formação.  

O torneio, que engloba modalidades distintas, como tornearia, mecânica, panificação, entre diversas outras, além de contribuir para o intercâmbio dos estudantes e aprimorar o processo de educação profissional, revela novos talentos e estimula a capacidade de criação e de desenvolvimento tecnológico dos estudantes,  ressalta o gerente de marketing e de relações institucionais da DEB’MAQ, Mauro Trevivan.  “Somos parceiros do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) – organizador da Olimpíada e da WorldSkills Americas -, de longa data, pois acreditamos no papel da instituição como formadora de mão-de-obra para setor produtivo brasileiro”, ressalta o executivo.

 Este ano, a DEB’MAQ estará presente no evento com tornos, fresadoras, centros de usinagem, fornecendo a maioria dos equipamentos para as provas. “Ao todo, forneceremos 116 máquinas-ferramenta das disponíveis no evento”, revela Trevisan. “A Olimpíada tem um papel social e econômico de extrema importância, pois revela novos talentos pela competição e desperta novas habilidades nos jovens cientistas, à medida que permite a vivência de situações semelhantes às que os estudantes encontrarão na vida profissional. Essa não é a única ação educacional da DEB’MAQ. Desde 2003, a empresa, também dá suporte às escolas técnicas por meio de uma ação de responsabilidade social, que permite o aperfeiçoamento técnico de profissionais e estudantes por meio de cursos e palestras gratuitas em uma unidade móvel de difusão tecnológica – a UMDT. 

Nas cinco edições anteriores, a Olimpíada do Conhecimento reuniu mais de 1 milhão de pessoas, entre estudantes, docentes, autoridades políticas e do setor produtivo. No último torneio, foram 533 os competidores e mais de 2 mil os participantes das palestras, mini-cursos e exposições realizados durante o evento. Para esta 6ª edição, o público esperado é ainda maior, pois o Riocentro sediará a 1ª WorldSkills Americas em paralelo à Olimpíada do Conhecimento.  A exemplo da competição mundial WorldSkills, o WorldSkilss Americas reunirá jovens para promover a competitividade e o intercâmbio cultural entre os estudantes. 

Serviço

Data: de 08 a 14 de março

Horário: das 8h30 às 17h. Dia 14/03 livre para competidores. Entrega dos prêmios aos vencedores a partir das 19h.

Local: Riocentro – Rio de Janeiro – Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/Brasil.

Mais informações pelo telefone +55 (21) 3035-9100 ou pelo site www.olimpiadasenai.com.br

 

Sobre a DEB’MAQ

 

Fundada em 1997, a DEB’ MAQ do Brasil Ltda iniciou suas atividades focada no setor metal mecânico, em princípio comercializando peças de reposição e prestando serviços de treinamento, assessoria e assistência técnica. Mais tarde, incorporou também ao seu trade a comercialização de máquinas, criando em 1999 uma marca própria, a Diplomat, conhecida pela tecnologia avançada e alta qualidade, atestada primeiramente com a certificação ISO 9002 obtida pela DEB’MAQ em 2000, e depois com a ISO 9001:2000 conquistada em 2003.

Ainda em 2003, a empresa resolveu ampliar seu leque de negócios, iniciando suas atividades na Divisão de Plásticos e sedimentando sua participação também nesse mercado a partir de 2006, com a comercialização de máquinas injetoras de termoplásticos e acessórios. Na área de prestação de serviços, criou em 2003 a UMDT – Unidade Móvel de Difusão Tecnológica, que atende às mais diversas regiões do País na área de manufatura industrial, prestando consultoria e assistência técnica para o desenvolvimento de pequenas e médias empresas, além promover a atualização, difusão e transferência de tecnologia para instituições de ensino técnico e de qualificação de mão-de-obra.  

Em 2007, com objetivo de expandir ainda mais sua atuação no mercado, inaugurou sua primeira loja em Caxias do Sul, que foi ampliada com a recente aquisição da DN Ferramentas, tornando-se uma das maiores do segmento no País em termos de variedade, batizada agora como DEB’MAQ DN.  Já em outubro de 2008 inaugurou um moderno centro de distribuição na cidade de Camanducaia/MG (foto), com 25 mil m², que demandou mais de R$ 60 milhões em investimentos e onde também está instalada a nova sede administrativa.  

Fonte: Atitude Press Assessoria em Comunicação