Início Plantão Rio Olimpíadas escolares começam no sábado, dia 26 de maio, na Rocinha

Olimpíadas escolares começam no sábado, dia 26 de maio, na Rocinha

 

 

O Complexo Esportivo da Rocinha vai receber neste sábado (26/5), a partir das 11h, a cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares. É o pontapé inicial da grande confraternização entre alunos-atletas do estado do Rio de Janeiro. O evento vai contar com a presença de 300 alunos de escolas estaduais, municipais e privadas que representarão os mais de 20 mil alunos inscritos nas Olimpíadas Escolares deste ano. Ao todo, 473 escolas se inscreveram para disputar provas em 15 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

 

 

 

A cerimônia de abertura terá a presença de alguns atletas que se destacaram nas Olimpíadas Escolares anteriores, como o judoca Luiz Marcos Freire, estudante da escola particular Santa Mônica Centro Educacional e tricampeão das etapas estaduais e nacionais das Olimpíadas Escolares (2009-11) e que venceu os Jogos Escolares Britânicos, em Londres, em maio. Além deles, estarão presentes os campeões do atletismo Victor Hugo Silva, de 16 anos, aluno do CIEP Ulysses Guimarães, em Curicica, e campeão das Olimpíadas Escolares nos 100m em 2011; e Renan Cazuza, de 17 anos, aluno do Colégio Estadual Silva Sampaio, campeão nos 100m em 2010.

 

 

 

As competições se dividem em duas classes de idade: a categoria A (12 a 14 anos) e a categoria B (15 a 17 anos). Os campeões de cada modalidade garantem classificação para a disputa da etapa nacional das Olimpíadas Escolares, promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A etapa nacional da categoria A será realizada em Poços de Caldas (MG) e a da B em Cuiabá (MT).

No evento de sábado será firmada a cooperação entre as secretarias estaduais de Esporte e Lazer, Educação e Saúde para levar adiante a nova estratégia de estruturação das Olimpíadas Escolares, com a intenção de utilizar a plataforma criada pela competição esportiva para promover questões transversais e de extrema importância para a juventude do Estado do Rio de Janeiro, como o incentivo ao rendimento escolar, o combate ao uso de drogas e a redução do índice de obesidade na população.

 

 

A festa no Complexo Esportivo da Rocinha está prevista para acabar às 13h e no mesmo dia já tem competição pelas Olimpíadas Escolares. No sábado (26/5) tem jogos de futsal em São Gonçalo e Quissamã, além de jogos de handebol em Nova Iguaçu. No domingo (27/5), as partidas de vôlei e futsal serão em Petrópolis e as de handebol, em Nova Iguaçu. As modalidades individuais terão finais em disputas únicas a partir do dia 30 de junho. As informações sobre o calendário de competições e eventos estão disponíveis no site www.rj.gov.br/seel.

 

 

As Olimpíadas Escolares são realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e têm o apoio da Globo Rio.

 

Fonte:  Prefeitura do Rio