Início Plantão Rio Olimpíadas escolares do Rio começam no Complexo Esportivo da Rocinha

Olimpíadas escolares do Rio começam no Complexo Esportivo da Rocinha

 

 

O Complexo Esportivo da Rocinha, na Zona Sul do Rio, recebeu, no sábado (26/05), a cerimônia de abertura oficial das Olimpíadas Escolares 2012. Esta edição tem a parceria inédita das secretarias estaduais de Esporte e Lazer, Educação e Saúde, com o objetivo de utilizar a plataforma criada pela competição esportiva para promover questões de extrema importância para a juventude do Estado do Rio, como o incentivo ao rendimento escolar, o combate ao uso de drogas e a redução do índice de obesidade na população.

 

O evento contou com a presença dos secretários de Educação, Wilson Risolia, e de Esporte e Lazer, Marcia Lins, e da superintendente de Regulação da Secretaria de Saúde, Márcia Freitas. Vários atletas, como o judoca Flávio Canto que acendeu a pira olímpica, participaram da abertura dos jogos. Também estiveram presentes cerca de 300 alunos de escolas estaduais, municipais e privadas, que representaram os mais de 20 mil alunos inscritos.

 

Na ocasião, a secretária Marcia Lins destacou a importância das Olimpíadas Escolares, que possibilitam uma inclusão social dos jovens através do esporte.

 

– Temos o grande desafio de transformar as Olimpíadas Escolares do nosso estado em uma referência para o país. Precisamos mostrar para o mundo que o esporte é capaz de transformar a vida dos jovens. Agradeço, também, o apoio das secretarias de Educação e Saúde. O esporte é rendimento escolar e prevenção à saúde – afirmou a secretária de Esporte e Lazer.

 

Ao todo, 473 escolas se inscreveram para disputar provas em 15 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

 

As competições se dividem em duas classes de idades: a categoria A (12 a 14 anos) e a categoria B (15 a 17 anos). Os campeões de cada modalidade garantem classificação para a disputa da etapa nacional das Olimpíadas Escolares, que será realizada em Poços de Caldas, em Minas Gerais, e em Cuiabá, no Mato Grosso.

 

– A escola é o local ideal para se começar um trabalho. Os jovens precisam muito desse empurrão. Aproveito a oportunidade para parabenizar os alunos que se inscreveram nas Olimpíadas Escolares, e os professores da rede estadual, que têm realizado um trabalho brilhante nos últimos anos – afirmou o secretário de Educação, Wilson Risolia.

 

A atleta Jéssica Pereira, de 17 anos, aluna do Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes de Oliveira Lavor, na Ilha do Governador, já confirmou presença na edição deste ano. Ela foi campeã dos Jogos Escolares Britânicos, em Londres.

 

-Eventos assim são importantes para motivar os jovens que gostam de praticar esportes. É uma preparação para os Jogos Olímpicos que vão acontecer no Rio – disse a atleta.

 

As Olimpíadas Escolares são realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e têm o apoio da Globo Rio.

 

Fonte: Governo do Rio