Jovens alunos da unidade de São Conrado do Instituto Reação fortaleceram ainda mais seus laços com o esporte olímpico, nesta quinta-feira, dia 28. Membros do Departamento Cultural do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) visitaram a ONG, dirigida pelo medalhista olímpico Flávio Canto e pelo Professor Geraldo Bernardes, ex-treinador da Seleção Brasileira de Judô, e mostraram um lado do esporte olímpico que poucos conhecem. Cerca de 100 jovens assistiram a vídeos sobre os Jogos Olímpicos, receberam material esportivo do COB, participaram de atividades recreativas e de demonstrações de judô com os ídolos Flávio Canto, Sebástian Pereira, atleta olímpico da modalidade em Atlanta 1996, e a também aluna do instituto Rafaela Silva, campeã mundial junior em 2008. Além disso, a biblioteca do Instituto Reação também recebeu uma doação de livros do Selo COB Cultural para o seu acervo.
O auditório do Instituto Reação teve um dia concorrido com a exibição de vídeos que ensinavam sobre a importância do respeito, da amizade e da excelência na formação não só de um atleta campeão, como de um verdadeiro cidadão. O espaço e o tempo foram pequenos para tanta empolgação dos jovens, que também tiveram a ajuda das cartilhas distribuídas para esclarecer suas dúvidas sobre o judô e as demais modalidades olímpicas.
Felizes por receber os representantes do COB, os anfitriões Flávio Canto e Geraldo Bernardes agradeceram em nome de todos os alunos e já propuseram novos eventos em outras unidades do Instituto. “É muito importante a presença do COB nessas comunidades. Chamam de comunidades carentes, mas para mim não são. O que encontramos nesses lugares são pessoas que se superam a cada dia e essa é a essência dos campeões. A superação para o esporte é fundamental”, disse Geraldo Bernardes, um revelador de talentos. “Dessas comunidades saem grande parte dos nossos representantes nos Jogos Olímpicos”, completou.
“Essas ações do COB devem acontecer cada vez mais. Um dos motivos do Rio ter conquistado o direito de sediar os Jogos Olímpicos é justamente o de tentar diminuir as diferenças sociais existentes no país. O esporte é a melhor ferramenta para isso”, afirmou Flávio Canto. Recém-chegada do Campeonato Mundial de Paris, Rafaela Silva prestigiou o evento e falou dos sonhos para o futuro. “Foi muito bacana assistir a esses vídeos, que mostram tudo o que o atleta precisa, de muita força de vontade”, contou Rafaela, titular da Seleção Brasileira de Judô (-57kg), um dos orgulhos do Reação.
Fonte: COB