A ONG Orquestrando a Vida, referência no trabalho desenvolvido com jovens talentos da música em Campos dos Goytacazes, ganhou sede própria graças ao Governo do Estado, através das secretarias de Cultura e de Planejamento e Gestão. O novo prédio, que tem três mil metros quadrados e dispõe de 20 salas para aulas e ensaios, além de um pátio para apresentações, será utilizado pelas sete orquestras mantidas pela instituição, entre elas a Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino.
Ao longo de duas décadas à frente da Orquestrando a Vida, o maestro Jony William foi reconhecido, em 2011, com o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria Música Clássica, por seu trabalho junto a crianças e jovens, na maioria bolsistas de poucos recursos. Os resultados da Orquestrando a Vida também já são reconhecidos fora do Brasil. Em novembro do ano passado, a Orquestra Sinfônica Juvenil Mariuccia Iacovino, com 92 integrantes, subiu ao palco do Carnegie Hall, em Nova York.
Sobre a Orquestrando a Vida
As origens da ONG remontam à Venezuela. Há 16 anos, Campos recebeu uma delegação venezuelana de professores de música e maestros, com o objetivo de implantar no Brasil o bem-sucedido projeto de Orquestras Juvenis e Infantis denominado “El Sistema”(Fundacion Simón Bolívar). Este encontro deu origem à ONG Orquestrando a Vida, que utiliza a música clássica como meio de educação, envolvendo 1.180 crianças e adolescentes, beneficiando indiretamente seus cerca de 10 mil familiares.
Governo do Rio