Até março, os ônibus das linhas intermunicipais deverão estar equipados com câmeras, para cumprir uma exigência do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), divulgou o governo do Estado do Rio, nesta quarta-feira (26). A medida visa dar maior segurança aos passageiros e possibilitar a monitoração dos veículos pelo órgão fiscalizador.
A regra se aplica aos veículos dos trajetos regulares e de fretamento. As vans licitadas, por enquanto, estarão liberadas, sendo exigida para as mesmas apenas a instalação de GPS.
As câmeras, num total de três por veículo, deverão ser instaladas nas partes interna e externa dos ônibus, enviando imagens para um sistema interligado ao qual terão acesso as empresas, o Detro e a Secretaria de Segurança Pública.
"Este sistema de câmeras vem complementar o acompanhamento que já fazemos da frota por meio do GPS. Além de maior segurança para os passageiros, a medida permitirá a identificação, em tempo real, de possíveis infrações praticadas e descumprimento das normas estabelecidas pelo Detro com relação a horários, itinerários ou mesmo concessão de gratuidades, facilitando nossa ação fiscalizadora", explica João Cassimiro, diretor técnico-operacional do Detro.
De acordo com Cassimiro, a portaria deverá ser publicada, no máximo, em 30 dias e, até março, toda a frota deverá circular com as câmeras instaladas. No momento, o Detro consulta empresas especializadas para definir o melhor padrão de sistema a ser utilizado.
Fonte: Agência Rio