Início Plantão Mundo ONU abre corredor humanitário na Líbia

ONU abre corredor humanitário na Líbia

A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou que foi aberto um corredor humanitário na Líbia para que o Programa Alimentar Mundial (PAM) distribua alimentos a cerca de 50 mil pessoas no Oeste  do país. Nessa região estão concentradas as pessoas que tentam deixar a Líbia rumo aos países vizinhos.
 
A ajuda será dada aos civis que estão isolados devido aos confrontos armados entre aliados do presidente líbio, Muammar Khadafi, e adversários dele. Os conflitos geraram cerca de 10 mil mortos e 55 mil feridos. As informações são do ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini. Ele disse se basear em dados do líder do Conselho de Transição líbio, Mustapha Abdeljalil.
 
O Programa Alimentar Mundial informou ter preparado oito caminhões para o transporte de 240 toneladas de farinha de trigo e 9,1 toneladas de biscoitos energéticos. O objetivo é atender a cerca de 50 mil pessoas durante um mês. A área que receberá a ajuda faz fronteira com a Tunísia.
 
É a primeira vez que a ONU consegue abrir um corredor humanitário na Líbia. O acordo foi fechado no último fim de semana e anunciado ontem (18) pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
Para a comunidade internacional, a situação na Líbia é considerada cada vez mais preocupante. Pelos dados das organizações humanitárias, mais de 100 pessoas foram mortas, em 48 horas, nas cidades de Nalout e Yefren, no Sudeste do país. Nos últimos dez dias, cerca de 10 mil líbios fugiram para as montanhas no Oeste do território, na tentativa de escapar dos bombardeios que atingem as principais cidades do país.

Fonte: Agência Brasil