Vinte e quatro moradores de rua foram acolhidos durante operação realizada pela 5ª Região Administrativa em conjunto com a Subprefeitura da Zona Sul e com a Secretaria de Assistência Social, na manhã desta terça-feira (18/08), nos bairros de Copacabana e Leme.
Dos 18 menores, seis deles estavam com suspeita de entorpecimento. Após passarem pela 12ª DP, todos foram levados para o abrigo na rua Paraguai, no Centro. Seis adultos e uma família com um bebê de colo também foram levados para outro abrigo na Praça da Bandeira. Uma faca foi apreendida com o grupo de adultos.
Segundo o administrador Paulo Heráclito – que coordenou a operação baseada em denúncias de moradores dos bairros – a facilidade de acesso a recursos que a população de rua tem, além de prejudicar o trabalho de acolhimento, contribui para o vício de drogas dos menores.
– Recebemos informações de que os menores abordam as pessoas para comprar quentinhas, fraldas e latas de leite de ninho para trocar por crack. As pessoas precisam ser alertadas do risco que é fazer uma doação aleatória, já que é difícil saber seu destino final. As doações devem ser direcionadas a instituições de caridade sérias.
A operação iniciou às 5 h da manhã na sede da 5ª R.A, na Avenida Rainha Elizabeth. Em seguida os fiscais da prefeitura percorreram as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana, Ruas Francisco Otaviano, Bolívar, Aires Saldanha, Gustavo Sampaio, Toneleros e Hilário de Gouveia.
A ação teve o apoio do assessor da subprefeitura, Raphael Gattás, da Guarda Municipal e de policiais da 12ª DP.
Fonte: Subprefeitura Zona Sul