Início Plantão Rio Operação apreende ônibus irregulares

Operação apreende ônibus irregulares

Em apenas uma hora (das 10h30 às 11h30) de operação simultânea realizadas nesta terça-feira,16, em dois terminais da cidade  – Santa Cruz e Coelho Neto,  a Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes apreendeu quatro ônibus da linha 399 que estava operando trajeto na região sem autorização da Prefeitura. Além disso, os veículos retirados de circulação (dois em cada terminal) circulavam em condições precárias, com parabrisa trincado, bancos soltos e até sem extintor de incêndio, como foi o caso de um ônibus retido no Terminal de Coelho Neto.
 
      Pertencente à empresa Zona Oeste, uma das cinco operadoras com maior pontuação negativa (29,66) no ranking organizado pela SMTR para direcionar a fiscalização do sistema, a 399, originalmente, fazia o trajeto Santa Cruz – Praça Tiradentes, até ser extinta em 2004 e incorporada  à linha 1311, que assumiu esse  itinerário.

Desativada, a 399 não poderia mais circular mas, mesmo assim, à revelia do poder público, a empresa manteve a linha, explorando desta vez mesmo trajeto Santa Cruz – Coelho Neto. O artifício da Zona Oeste deverá resultar em medida administrativa, já que a empresa não ativou um serviço sem consulta prévia à Secretaria de Transportes.

A Subsecretaria de Fiscalização retirou de circulação, desde 3 de março, até hoje, 25 coletivos, incluindo os da linha 399. As  operações permanecerão focadas nas empresas Breda, Zona Oeste, Campo Grande, Amigos Unidos e Estrela Azul até a elaboração do próximo rankiing, de periodicidade trimestral. 
    
Pela manhã, o  secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, apresentou a representantes de empresas de ônibus, no auditório da SMTR, em Botafogo, os critérios que nortearam, a partir das reclamações de usuários, o ranking do desempenho das empresas na prestação do serviço no Rio.

"O encontro foi positivo e as empresas puderam compreender como funciona a metodologia da fiscalização direcionada. Recebemos sugestões de aperfeiçoamento do ranking que serão analisadas pelos técnnicos da Secretaria", informou Sansão.

Fonte: SMTR