A Subprefeitura da Zona Sul e a 4ª Região Administrativa realizaram na noite desta quinta-feira, dia 21/01 a operação ‘Bar Legal’ nos bairros do Catete, Flamengo e Botafogo. Dos três bares vistoriados, um foi multado em R$ 2,2 mil e os demais advertidos e intimados. A ação foi baseada em denúncia de moradores e frequentadores.
A lanchonete Big Nectar (Rua do Catete 148), no Catete, recebeu duas multas. Uma por falta de asseio e outra por armazenamento indevido de alimentos. Os fiscais da Vigilância Sanitária ainda chamaram a atenção do gerente para o fato de a cozinha estar suja e engordurada. Foram encontrados 3 kg de frango e, aproximadamente, 3 kg de carne moída impróprios para o consumo e sem etiqueta indicando o prazo de validade. Os fiscais da Vigilância Sanitária frisaram que o estabelecimento poderá ser interditado, caso não cumpra as exigências.
No Flamengo, o Boteco da Praia (Praia do Flamengo, 122), apresentou boas condições de higiene e armazenamento na cozinha e não foi multado, apenas intimado a se adequar estruturalmente. Os fiscais verificaram algumas irregularidades, como a má conservação das lixeiras e as lâmpadas da câmara frigorífica que estavam sem proteção. A equipe da prefeitura, porém, advertiu para a ocupação irregular na calçada.
Outro que foi intimado pela Vigilância Sanitária a realizar pequenas adequações foi o Boteco do Cabidinho (Rua Paulo Barreto 65), em Botafogo. Em 15 dias, o bar tem que apresentar o laudo de limpeza da caixa d’ água, consertar uma infiltração e a torneira de água quente para lavagem de pratos, além de outros problemas estruturais. A equipe da prefeitura, no entanto, advertiu sobre o alvará do estabelecimento que estava vencido desde outubro de 2009 e intimou o proprietário a entrar em contato para regularizar a situação.
O subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, destacou a importância da participação dos moradores em operações como o Bar Legal. “O Bar Legal foi criado para fazer com que os estabelecimentos cumpram as leis e passem a oferecer um serviço de qualidade à população.”, frisou.
Fonte: Prefeitura do Rio