Início Plantão Barra Operação “Blecaute”

Operação “Blecaute”

O vereador  Luiz André “Deco” foi preso em Jacarepaguá

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO/IE) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro deflagraram, nesta quarta-feira (13/04), a operação “Blecaute”, para desarticular uma milícia liderada pelo vereador do Município do Rio de Janeiro Luiz André Ferreira da Silva, conhecido como “Deco” ou “O Iluminado”.

A operação também teve a participação de agentes da Corregedoria-Geral Unificada das Polícias e da Subsecretaria de Inteligência (SSInt) da Secretaria Estadual de Segurança. “Deco” foi preso por volta de 6h. Na casa de um aliado dele foram apreendidos pelo menos R$ 61 mil e um cofre.
Além do parlamentar, estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva contra sete pessoas acusadas de participar do mesmo bando paramilitar. Todos foram denunciados pelo MPRJ e responderão pelo crime de quadrilha armada.

A denúncia, com pedido de prisão preventiva, foi assinada pelo Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes, e pelo Subprocurador-Geral de Justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, Antonio José Campos Moreira. A Seção Criminal do Tribunal de Justiça determinou as prisões e a realização das buscas requeridas pelo Ministério Público em 14 endereços, inclusive no gabinete do parlamentar na Câmara Municipal.

De acordo com a denúncia, “Deco” é o principal dirigente da milícia que há pelo menos sete anos controlava comunidades situadas nos bairros de Praça Seca, Campinho, Tanque e Quintino, em Jacarepaguá. Para se impor, segundo a denúncia, a quadrilha recorria a meios cruéis como homicídios por meio de armas de fogo, facões e cordas para enforcamento. Além disso, praticava ocultação e destruição de cadáveres, torturas, estupros, invasões de domicílios e outros crimes.

“Deco” e os outros milicianos, conforme informações encaminhadas ao Disque Denúncia em 2009, planejaram matar o deputado estadual Marcelo Freixo, presidente da CPI das Milícias da Assembleia Legislativa, uma vereadora não identificada e a ex-Delegada Titular da 28ª DP (Campinho) e atual chefe de Polícia Civil, Delegada Martha Rocha.

Seis integrantes de uma outra milícia que atuava em Jacarepaguá, denunciados pelo GAECO, também estão sendo procurados em razão da prática de crime de homicídio qualificado. Conforme a denúncia do GAECO, estava estabelecida na Estrada da Covanca, no bairro do Tanque. Ela promovia “tribunais” clandestinos para julgamento dos desafetos. Seis denunciados tiveram a prisão preventiva decretada.  Eles responderão a ação penal na 1ª Vara Criminal da Capital por homicídio qualificado, por envolvimento na morte de um homem em setembro de 2007, com características típicas de extermínio. Cinco deles também responderão por tentativa de homicídio contra outro homem, no mesmo dia.
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – MPRJ