Início Plantão Rio Operação Camaleão do Detro

Operação Camaleão do Detro

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) retomou, na manhã desta sexta-feira (27/11), a Operação Camaleão que visa à detecção de veículos atuando indevidamente no transporte de passageiros. A ação resultou em 24 veículos apreendidos, com táxis e carros particulares flagrados fazendo lotadas. Situações inusitadas aconteceram em dois pontos distintos: na Ponte Rio-Niterói, um grupo de pagodeiros improvisou uma roda de samba após ser impedido de prosseguir viagem em carro ilegal. Já na Avenida Barão de Teffé, no Centro do Rio, uma apreensão acabou na delegacia, pois o proprietário de um veículo irregular flagrado, inconformado, desacatou o policial militar que acompanhava a equipe do Detro, e acabou conduzido à 4ª DP.

Além da fiscalização habitual que mantém diariamente em todo o estado, num total de 120 fiscais, o Detro destacou equipes especiais para atuar na Operação Camaleão, diante de denúncias do crescimento de veículos deslocados de uma modalidade de transporte para outra não autorizada como, por exemplo, táxis fazendo lotadas, particulares atuando no transporte de passageiros ou carros de locadoras circulando em itinerários diferentes dos registrados.

– As tentativas para driblar a legalidade são diversas e constantes, mas nós não entramos nesta luta para perder. O governador Sérgio Cabral determinou ao Detro que regulamentasse o transporte complementar e o fizemos. Agora, cabe ao departamento dar àqueles que apostaram neste processo condições de trabalhar sem a concorrência indevida dos que insistem em burlar a lei. Estamos atentos e defenderemos a manutenção da ordem nos transportes para garantir, acima de tudo, a segurança da população – afirma Rogério Onofre, presidente do Detro.

Na manhã desta sexta-feira, a Operação Camaleão atuou na entrada da Ponte Rio-Niterói, no sentido Rio; nos dois sentidos da Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária; próximo à Rodoviária Novo Rio, em São Cristóvão; na Avenida Presidente Vargas e na Avenida Barão de Teffé, no Centro da Capital.

Nestes pontos foram apreendidos 24 veículos, sendo oito vans, quatro carros particulares, seis táxis, cinco kombis e um ônibus, todos conduzidos a depósitos públicos. Na noite de quinta-feira, nesta mesma operação, foram apreendidos duas vans e uma Kombi. A multa por transporte de passageiros sem autorização é de R$ 1.937,20. Em caso de reincidência, este valor dobra.

 

Fonte: Detran