A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) realizou nesta sexta-feira, dia 30/10, uma mega operação para reprimir o serviço de "Valet Flanelinha" e o estacionamento irregular no Centro do Rio. Durante a ação, 20 flanelinhas foram detidos e conduzidos para a 5ª DP (Gomes Freire). Com eles, os agentes da Seop, distribuídos em cinco comboios que agiram simultaneamente às 13h, apreenderam 53 chaves de veículos. Sessenta e sete infrações também foram aplicadas e 32 veículos rebocados.
– Nosso objetivo é organizar o estacionamento no Centro da cidade. Não vamos tolerar guardadores de automóveis que transformam as calçadas e locais proibidos em área de estacionamento – afirmou Rodrigo Bethlem, secretário da Ordem Pública.
A fiscalização atuou nas praças da Bandeira, da República, Pio X, e nas ruas Uruguaiana, Reitor Azevedo de Amaral, Mayrink Veiga e Acre. Os guardadores detidos foram enquadrados no artigo 47 da Lei de Contraveções Penais, por exercício ilegal da profissão. A polícia também abrirá inquérito para averiguar se existe crime de extorsão.
Em 15 de setembro, outra operação já havia detido 10 guardadores que prestavam o serviço "Valet Flanelinha"em pontos do Centro. Eles agiam principalmente na Avenida Almirante Barroso e Rua Debret. Com eles, os fiscais recolheram duas caixas com 50 chaves de veículos. Durante a operação, 31 infrações foram aplicadas e 27 veículos rebocados, entre eles um carro oficial do Poder Legislativo de Silva Jardim (RJ) que estava estacionado em fila dupla na Avenida Almirante Barroso.
A ação contou com 30 pessoas entre agentes da Subsecretaria de Operações da Seop e guardas municipais. Oito reboques foram utilizados na operação.
Fonte: Prefeitura do Rio