Início Plantão Rio Operação especial para o dia de finados

Operação especial para o dia de finados

A Prefeitura do Rio, com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Secretaria Especial de Ordem Pública, com Guarda Municipal e Controle Urbano, e Cet-Rio, no planejamento do tráfego,fará operação especial nas áreas de entorno dos cemitérios no Dia de Finados, na quarta-feira 02/11.  A expectativa é que mais de 1 milhão de pessoas visitem os cemitérios da cidade. Complexo do Caju, São João Batista, Irajá, Inhaúma, Realengo, Campo Grande e Santa Cruz são, tradicionalmente, os que registram o maior fluxo de visitantes.
 
O movimento já começou no último fim de semana quando 200 mil visitantes passaram pelos cemitérios. Para o Dia de Finados, os 13 cemitérios públicos, administrados pela concessionária Santa Casa de Misericórdia, funcionarão das 6h às 18h. Há missas programadas durante todo o dia. O Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Orani Tempesta, rezará missa no Dia de Finados, no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, às 8h. O Arcebispo também realizará missa, às 10h, no Cemitério da Ordem 3ª de Nossa Senhora do Monte do Carmo (Cemitério Tradicional), que é particular e permissionário da Prefeitura. 
 
A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos realizou, nos últimos oito dias, programa de serviços de manutenção no entorno dos cemitérios. As ações da Coordenadoria Geral de Conservação (CGC), Rioluz e Comlurb incluíram: operação tapa-buraco, recuperação da pavimentação, do calçamento e do sistema de drenagem; manutenção da iluminação pública com restauração dos projetos externos, intensificação da limpeza, roçado e reforço de conteineres e caçambas.
 
A Coordenadoria de Controle de Cemitérios e Serviços Funerários também reforçou fiscalização em todos os cemitérios, notificando as concessionárias para correção de não conformidades. Os fiscais da coordenadoria trabalharam em conjunto com as equipes da Secretaria de Saúde na vistoria preventiva para o combate às larvas do mosquito da dengue. 
 
São os seguintes os cemitérios da cidade: São João Batista (Botafogo), São Francisco Xavier (Caju), Inhaúma (Del Castilho), Ilha do Governador (Cacuia), Irajá (Irajá), Jacarepaguá (Pechincha), Ricardo de Albuquerque (Ricardo de Albuquerque), Realengo (Padre Miguel), Campo Grande (Campo Grande), Santa Cruz (Santa Cruz), Paquetá (Paquetá), Piabas (Recreio), Guaratiba (Guaratiba), Cemitério dos Ingleses (Gamboa), Cemitério Parque Jardim da Saudade (Sulacap), Comunal Israelita do Rio de Janeiro, Cemitério do Catumbi (Catumbi), Cemitério Tradicional (Caju), Memorial do Carmo (Caju), Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (Caju) e Cemitério Parque Jardim da Saudade (Paciência).

Fonte: Prefeitura do Rio