Início Plantão Rio Operação Supermercado Limpo no Jardim Botânico

Operação Supermercado Limpo no Jardim Botânico

A operação Supermercado Limpo, realizada pela Subprefeitura da Zona Sul em parceria com a 6ª Região Administrativa e a Vigilância Sanitária, encontrou esta tarde 20kg de alimentos comercializados na época do Natal sendo vendidos fora do prazo de validade em um supermercado no Jardim Botânico.

A ação começou por volta do meio dia e encontrou dezenas de irregularidades no supermercado. Alimentos como frutas secas, nozes, castanhas, pistache e amendoim que foram embalados pelo próprio supermercado estavam sendo vendidos com a validade ultrapassada. Pesados, os produtos somavam 20kg. Postas de peixe que estavam expostas diretamente no gelo também foram inutilizadas pelos fiscais. Peças de frios que seriam fracionadas para a venda também estavam sem a data de validade no produto. A comida japonesa que era feita no mercado e estava mal refrigerada também foi um dos problemas encontrados.

– Localizamos produtos vencidos que se consumidos podem levar à morte. Estamos fiscalizando os locais onde há denúncias da população e orientamos os supermercados a se adequarem as condições ideais de limpeza e higiene – alertou o Subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos.

O Supermercado Pão de Açúcar do Jardim Botânico recebeu três multas com valor total de R$ 2.672,43 por causa da falta de asseio em instalações, vender produtos fora da validade e mau acondicionamento de comida japonesa. O mercado recebeu ainda um termo de intimação de três dias para corrigir pequenos erros apontados pelos fiscais, como limpeza e organização, além de outro com prazo de 30 dias para reformas, principalmente aquelas relacionadas a estrutura física do depósito para dar fim a inúmeros vazamentos e mofo encontrados.

Na semana passada a Subprefeitura da Zona Sul fechou o supermercado Sendas do Largo do Machado por falta de asseio e notificou o Shopping das Carnes e as Sendas, em Copacabana, por irregularidades na exposição dos produtos, falta de identificação de procedência e condições precárias de limpeza.

 

Fonte: Prefeitura do Rio