Início Plantão Rio Operação Verão ganha reforço de helicóptero

Operação Verão ganha reforço de helicóptero

2709258

Para reforçar a segurança nas praias do Rio, a Polícia Militar utiliza na Operação Verão um helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM), que conta com tecnologia de monitoramento. Chamado de Sistema Imageador Aéreo, o equipamento – composto por câmeras, transmissores e antenas – capta e transmite imagens da orla carioca, contribuindo para agilizar a resolução de possíveis ocorrências.

 

 

As imagens registradas em tempo real são transmitidas para receptores portáteis e para o Centro de Comando e Controle Móvel, localizado no Arpoador, nos finais de semana. As câmeras acopladas ao helicóptero possuem alta definição e capacidade para baixa luminosidade e infravermelho.

 

 

– A ferramenta tem auxiliado inúmeras investigações e agilizado decisões na Operação Verão. A tecnologia nos ajuda a realizar abordagens com maior precisão. Por meio das imagens, nosso tempo de resposta às demandas tem se reduzido, inclusive já identificamos pessoas que participaram de furtos e roubos – afirmou o comandante do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Joseli Cândido da Silva.

 

 

O helicóptero do GAM cobre de Botafogo, na Zona Sul, ao Recreio, na Zona Oeste. As imagens são realizadas de acordo com a demanda do responsável pela Operação Verão escalado para o dia. A tecnologia já atendia a ações do Comando de Operações Especiais (COE). Usada em eventos como a Copa do Mundo, a ferramenta servirá para os Jogos Olímpicos.

 

 

Contamos com um piloto, um copiloto e um operador do sistema. Voamos mil e 500 horas utilizando o equipamento” disse o comandante do GAM, coronel Miguel Ramos Junior.

 

 

Ações foram iniciadas em setembro do ano passado – Iniciada em setembro de 2015, a Operação Verão conta com mais de 700 agentes de diversas unidades especializadas da Polícia Militar, como o Batalhão de Choque, o Batalhão de Ações com Cães, o Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos e o Regimento de Polícia Montada.

 

 

Agentes do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos, capacitados para trabalhar em aglomerações e com armamento não-letal e uso progressivo da força, também reforçam a ação. A Secretaria Especial de Ordem Pública e a Guarda Municipal participam da operação da PM.