Início Plantão Rio Ordem Pública durante Red Bull Air Race 2010

Ordem Pública durante Red Bull Air Race 2010

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) montou uma operação de fiscalização para o Red Bull Air Race – 2010, que neste fim de semana, 8 e 9 de maio, a partir das 10h, no Aterro do Flamengo. O objetivo da ação é proporcionar ao público um lazer com maior qualidade e segurança durante os dias em que acontecem o evento. Comércio ambulante não autorizado, estacionamento irregular, presença de flanelinhas, população de rua e ação de mijões serão alvos da fiscalização.
 
Durante o Bull Air Race – 2010 estarão atuando 517 guardas municipais (240 trânsito e 277 de controle urbano), 30 agentes da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU), 18 agentes da Equipe Bacana. Trinta e uma viaturas da GM, 7 da CCU, 4 da Equipe Bacana, 24 reboques da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER) e 8 duplas de GMs em 16 segways serão utilizados na operação.
 
Serão montadas oito barreiras operacionais com 100 guardas municipais nos principais acessos limitados por contenção gradeada.
 
Quatro comboios (com 15 GMs e 4 agentes do CCU cada) também estarão percorrendo a área do evento.
 
Uma Base de Apreensões da CCU foi montada no início do Aterro do Flamengo, na altura do restaurante Porcão Rio’s, onde também estará funcionando um Centro de Controle da GM. Lembrando que ambulantes credenciados pela Red Bull estarão trabalhando na área do evento.
 
Duas Tendas de Gerenciamento com GMs e agentes de CCU estarão montadas no início e no fim do Aterro do Flamengo.
 
Vinte a cinco viaturas, com 77 GMs no total, estarão posicionadas nas passarelas, subterrâneos e acessos ao longo do Aterro do Flamengo, Praia de Botafogo e Urca.
Para garantir ainda mais a segurança do público, monitorada por dois GMs, a Plataforma de Observação da Guarda Municipal do Rio de Janeiro também estará nas proximidades passarela subterrânea nº16, um dos acessos ao Parque do Flamengo.
Durante o evento, a CET-Rio interditou, das 8h às 18h, três ruas do Catete: Machado de Assis, Dois de Dezembro e Silveira Martins, que dão acesso ao Aterro, assim como as duas pistas principais do mesmo, no trecho da Avenida Oswaldo Cruz até o Aeroporto Santos Dumont, onde estará montado um gradeamento protetor de acesso de pedestre.
 
A operação de contenção começou nesta sexta-feira, 7 de maio, e se estenderá até o domingo.
 
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
1) É proibido a entrada e utilização de vasilhames de vidro e objetos cortantes em toda a área do Parque do Flamengo;
2) É proibido o comercio ambulante não autorizado. Estão liberados para atuarem no parque os tiracolos credenciados e os ambulantes que possuem autorização da prefeitura para trabalharem na região;
3) É proibido acampar, pernoitar ou cercar áreas nas areias da praia ou em todo Parque do Flamengo;
4) É proibido a locação de barracas e cadeiras e o pernoite de barraqueiros na praia;
5) Poderá haver dificuldades de comunicação via celular, pedimos aos senhores pais que identifiquem as crianças com nome, endereço e telefone;
6) Os carros rebocados só poderão ser liberados na segunda feira. Evite estacionamento proibido ou orientação de flanelinhas;
7) A feira da Augusto Severo (na Glória) está suspensa no Domingo, dia 9;
8) Será permitido às famílias que forem ao parque do Flamengo assistir à corrida aérea levar sanduíches ou comidas prontas;
9) É terminantemente proibido fazer e/ou comercializar churrasquinho.
 
 
As bases centrais da guarda municipal e do controle urbano estão instaladas nas proximidades do restaurante Porcão Rios

Fonte: Prefeitura do Rio