A partir da influência da carga genética na construção da família brasileira, a fotógrafa de origem chinesa Fifi Tong desenvolveu o livro "Origem – Retratos de Família no Brasil". Depois de quinze anos de pesquisa, em várias capitais, a fotógrafa reuniu 50 retratos de famílias, de etnias, níveis sociais e regiões diferentes. "Tudo começou com o meu retrato em família, revendo vestidos chineses que eram de minha avó e minha mãe. Minha avó estava envelhecendo, achei que era uma oportunidade. Eram as gerações. Um retrato sem pretensão. Quando vi as fotos reveladas percebi que poderia ser um projeto significativo" , lembra ela, que descende de chineses de Xangai.
Quando começou, a autora queria fotografar só mulheres. "Ao longo do projeto fui me abrindo: por que não abrir para as misturas? Comecei bem devagar retratando outras famílias, por indicação de amigos. Conhecia as famílias, conversava, resolvia se ia fotografar ou não. Aí reparei como a maioria carregava traços no tempo e passei a buscar famílias com muitas gerações. A coisa foi se formando: a genética, a descendência, as famílias falando sobre elas mesmas."
Conhecida no meio publicitário como uma das grandes retratistas brasileiras, Fifi clicou filhos e netos de africanos, europeus e asiáticos, famílias conhecidas e anônimas brasileiras.
Um dos objetivos do livro é propor a discussão do valor da família. "Quero formar um grande banco de imagens e de dados das famílias brasileiras, e todo mundo pode participar."
Serviço:
"Origem – Retratos de Família no Brasil"
134 páginas
3000 exemplares
R$ 60 nas livrarias de todo o País
Lançamento – 29 de agosto de 2009, sábado,
no Memorial do Imigrante.
Horário: a partir das 13h
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca.
Fonte: Da Redação