Início Plantão Brasil Orquestra apoiada pela CCR NovaDutra faz um dos concertos mais esperados da...

Orquestra apoiada pela CCR NovaDutra faz um dos concertos mais esperados da temporada

Um concerto inesquecível. Ao som do piano do irlandês Barry Douglas, o público que esteve presente na Igreja Matriz de São Sebastião, no centro de Barra Mansa (RJ), na noite da última terça-feira (22), pôde assistir uma das apresentações mais esperadas da Temporada 2012 da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), sob a regência do maestro Vantoil de Souza. A Orquestra integra o Programa Música nas Escolas, apoiado pela CCR NovaDutra.

 

Barry Douglas interpretou o Concerto nº 1 para piano e orquestra em Dó Maior, Op. 15, de Ludwig Van Beethoven, composto entre os anos de 1796 e 1797. Antes de acompanhar o solista nesse concerto, a OSBM ainda interpretou a Sinfonia nº3 “Renana” em Mi Bemol Maior, Op.97, de Robert Schumann. Ambas aplaudidas de pé e por longos minutos pelo público.

 

Segundo o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Luiz Augusto Mury, a cidade de Barra Mansa recebeu um solista fantástico.

“É um dos principais pianistas do mundo e, além de o público ter presenciado uma apresentação extraordinária, os músicos da OSBM tiveram o privilégio de fazer um Master Class, ministrado por Barry Douglas na segunda-feira”, acrescentou. O solista irlandês, que esteve pela primeira vez em Barra Mansa, conheceu e elogiou o Projeto Música nas Escolas.

 

“É um projeto maravilhoso, graças à seriedade, determinação e trabalho pesado de toda a equipe e dos músicos. É um exemplo para o resto do mundo. Além disso, tem uma orquestra em grande desenvolvimento, com excelentes músicos e tocar ao lado deles me deixou muito feliz”, afirmou Barry Douglas.

 

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa foi criada em 2005 pelo Projeto Música nas Escolas e, atualmente, é considerada uma das melhores orquestras jovens do país. O ‘Música nas Escolas’ conta com o patrocínio da iniciativa privada – Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain, White Martins e CCR NovaDutra – por meio das Leis de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura (Governo Federal). Além disso, é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa a fim de cultivar a utilização da música como ferramenta pedagógica. Atualmente, já são mais de 22 mil alunos da rede pública de ensino atendidos pelo Projeto.

 

Para saber mais, acesse o site www.osbm.org e fique por dentro dos próximos concertos.