Governador faz a primeira missão governamental ao exterior após ocupação da Rocinha e destaca que Segurança é a base para as demais conquistas
O governador Sérgio Cabral inicia nesta quarta-feira, 30/11, em Nova York, a sua primeira missão governamental ao exterior após a ocupação da Rocinha – a maior favela do Brasil – pelas forças policiais do Rio de Janeiro. Em três dias de palestras a empresários, Cabral destacará a importância da política de pacificação e da redução de índices de criminalidade para o bom ambiente de negócios no estado.
– Há três semanas, demos mais um passo rumo à completa pacificação do Rio de Janeiro. Retomamos a Rocinha para a população de bem. Sem disparar um tiro, a nossa polícia reconquistou um território que estava há décadas sob o domínio de criminosos. A paz é a base para todas as outras conquistas, inclusive para o novo momento que o Rio vive, de atração de bilhões de dólares em investimentos em diversos setores da economia. Sem paz, nada disso seria possível – diz o governador Sérgio Cabral.
Em Nova York, o governador será o orador principal do HSBC Emerging Markets Forum, seminário internacional sobre os mercados emergentes, onde vai mostrar a empresários por que o Rio de Janeiro é a melhor porta de entrada para investimentos no Brasil.
– O Rio de Janeiro é hoje a melhor plataforma de acesso ao mercado brasileiro. O nosso estado acompanha o crescimento econômico do país, que é atualmente a sétima economia do mundo. A nossa transformação é fruto da reorganização fiscal do Estado que nos tornou, em 2010, o único governo subnacional na América do Sul a obter o Triple A, grau de investimento mais elevado concedido pela Standard & Poor’s, e que foi renovado em 2011. Segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o estado receberá US$ 102 bilhões em investimentos daqui até 2013 – afirma o governador.
Cabral também participará da primeira edição do Rio de Janeiro Investment Day Conference, organizado pelo Council of Foreign Relations, que vai tratar das oportunidades de investimento no Rio. Na ocasião, o governador vai destacar a importância do atual calendário de eventos do estado, com a conferência ambiental Rio +20 (2012), a Jornada Mundial da Juventude (2013), a Copa do Mundo de Futebol (2014), e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Além do que está sendo preparado para receber turistas e atletas, ele explicará o legado que o Governo do Estado vai deixar para a população.
Troca de experiências no setor de Segurança e Turismo
Na agenda oficial, o governador irá se encontrar com o prefeito da cidade de Nova York, Michael Bloomberg. O objetivo da reunião é a troca de experiências sobre políticas públicas, especialmente nas áreas de Segurança e Turismo. Cabral terá ainda duas reuniões importantes na área econômica: com o CEO do Citigroup, Vikram Pandit, e com os empresários Donald e Ivanka Trump. O grupo Trump pretende fazer investimentos no Rio, especialmente no setor imobiliário e de entretenimento.
O último compromisso do governador em Nova York é a palestra no seminário inaugural do BRICLab, centro de estudos sobre os países do BRIC (formado por Brasil, Rússia, Índia e China) da Universidade de Columbia. No evento, ele vai detalhar o bom momento das economias brasileira e do Rio diante dos outros países do grupo – Rússia, Índia e China – e em relação aos países desenvolvidos, que tentam sair de uma grave crise econômica.
Além de Sérgio Cabral, compõem a delegação governamental o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, e a presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Conceição Ribeiro.
Fonte: Governo