Início Plantão Mundo Padrão de TV digital na América Latina

Padrão de TV digital na América Latina

O governo brasileiro quer convencer os países da América Latina a adotar o mesmo padrão de TV digital brasileiro. O assunto foi tratado durante reunião do ministro das Comunicações, Hélio Costa, com o ministro da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, Roberto Kreimerman, cuja pasta também engloba a área de telecomunicações no país vizinho.

De acordo com Hélio Costa, embora ainda não haja acordo formal, a conversa já está avançada. “Queremos que seja um padrão da América Latina e não só do Brasil”, disse.

De acordo com ele, o governo brasileiro, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estaria disposto a oferecer crédito aos uruguaios para a compra de equipamentos no Brasil, além de firmar parceria com o objetivo de dar apoio técnico.

“Na semana passada, estivemos no Uruguai, onde fizemos uma demonstração técnica do padrão adotado no Brasil”, disse o ministro. Segundo ele, as conversas com mesmo objetivo já estão adiantas com países como Honduras, El Salvador, Costa Rica e Cuba.

Na semana passada, em um acordo assinado em Quito, o governo do Equador anunciou sua adesão ao ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), como é chamado o padrão de TV digital aberta nipo-brasileiro. O Equador é o sexto país da América Latina a aderir oficialmente ao padrão. Além do Brasil, adotam o padrão o Peru, a Argentina, o Chile e a Venezuela.

Na África, Moçambique e África do Sul também vêm mantendo encontros com autoridades brasileiras para estudar a possibilidade de implantarem o sistema.
 

 

Fonte: Agência Brasil