Início Plantão Rio Paes anuncia Central Única de Atendimento

Paes anuncia Central Única de Atendimento

O prefeito Eduardo Paes afirmou que vai antecipar já para o início de 2011 a entrada em operação do “1746” –  a central única que vai reunir num mesmo número todos os telefones de serviço da prefeitura e cujo funcionamento estava previsto somente para o segundo semestre do ano que vem.  Paes tomou a decisão depois de se reunir na tarde desta segunda-feira (15/11/2010) com o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.  Durante quase todo o encontro que aconteceu no gabinete de Bloomberg, o principal assunto foi a experiência bem-sucedida do “311” – a central a nova-iorquina que unificou neste número mais de  40 telesserviços e 15 páginas da lista telefônica e em mais de sete anos de funcionamento  já atendeu 100 milhões de chamadas.  
 
_O  “311” é a grande inspiração para o nosso “1746”. Com a centralização de todas as chamadas num único número, com uma equipe dedicada exclusivamente a atender e direcionar as demandas da população, Nova York passou a dar respostas mais rápidas e eficientes aos problemas dos seus cidadãos. E mais do que isso: o “311” passou a servir de termômetro  do que está acontecendo na cidade, de quais são os principais anseios e reclamações dos moradores. É assim que o Bloomberg sente a cidade e define suas prioridades_ afirmou Paes.
_Nós sempre tivemos a convicção de que o cidadão não tem obrigação de saber qual é o órgão certo da prefeitura que pode resolver o seu problema. É prefeitura que tem a responsabilidade de receber e encaminhar a demanda para que a solução seja a mais ágil possível_ disse Bloombreg, que possui em seu gabinete um telão com a contagem das chamadas recebidas pelo “311” em tempo real e um ranking das reclamações do dia.
 
A central do “1746” – que vai reunir os mais de 30 telefones diferentes existentes hoje na prefeitura do Rio para atender o cidadão – já está em teste.   Ainda usando os números atuais, já estão sendo direcionadas para a central as ligações feitas para a Rioluz, o Tapa-Buraco (Conservação) e a CET-Rio. Quem ligou recebe um protocolo e é dado um prazo de sete dias para seu pedido ser atendido. Serão cerca de 300 operadores capazes de atender  600 mil ligações por mês.  E, para estimular a solução ágil das demandas, haverá prêmios anuais aos funcionários das secretarias que superarem as metas de atendimento à população. 
 
_A nossa ideia original era continuar ainda com os testes até o segundo semestre de 2011, incluindo todos os órgãos, para só depois abrir o canal em definitivo para a população. Mas a conversa com o Bloomberg me fez ver que o quanto antes o “1746” entrar em operação para valer, mais a prefeitura vai ter elementos para melhorar o atendimento a população e definir melhor a estrutura para prestar os serviços na cidade. Por isso, no início do ano que vem os cariocas já vão contar com a central telefônica única – disse Paes.  
 
 
  

Fonte: Prefeitura do Rio