Início Plantão Rio Paes assina convênio para restauração do Palácio

Paes assina convênio para restauração do Palácio

O prefeito Eduardo Paes participou na sexta-feira, dia 3/12, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Sérgio Cabral, da Sessão Solene do evento "Brasileiros no Mundo: III Conferência das Comunidades Brasileiras no Exterior", que acontece desde ontem no salão nobre do Palácio do Itamaraty, no Centro. Na ocasião, o prefeito assinou com o embaixador Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores, convênio entre Município, União e Fundação Getúlio Vargas para o planejamento da restauração do palácio. A parceria integra o conjunto de ações dos três governos para a revitalização da região portuária do Rio de Janeiro.
 
O evento reuniu embaixadores, políticos e representantes do setor diplomático de diversos países, como Espanha e Estados Unidos, para discutir ações para melhorar o tratamento dado aos brasileiros que residem no exterior.
 
O prefeito do Rio destacou a internacionalização do Brasil como uma das principais vitórias obtidas pelo país nos últimos anos.
 
– Atualmente, em qualquer parte do mundo, podemos observar o respeito que as pessoas sentem pelo Brasil e pelos projetos desenvolvidos aqui – disse Eduardo Paes.
 
O presidente Lula falou sobre a importância de se discutir iniciativas para aqueles que moram fora do Brasil devido ao número crescente de brasileiros que buscam novas oportunidades no exterior.
 
– Este é um evento de grande simbolismo. Milhões de brasileiros vivem no exterior e posso dizer que o Brasil oferece mais oportunidades a essas pessoas do que muitos países do chamado "primeiro mundo – disse o presidente da República, que afirmou torcer para que esses brasileiros retornem.
 
– O lugar deles é aqui. Acredito que se a economia do Brasil continuar crescendo em ritmo acelerado, esses brasileiros poderão, enfim, retornar à sua pátria. É um sonho que não está longe de ser realizado. Em breve, só estará no exterior aquele que desejar continuar lá – concluiu.
 
Durante o encontro, foi empossado nesta sexta-feira o Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior, em atenção às reivindicações das comunidades brasileiras que residem em outros países. Além disso, até o fim do dia, os congressistas vão discutir propostas para o Plano de Trabalho de 2011, a partir da Ata Consolidada de Demandas, estabelecidas ontem, dia 2.
 
O convênio
 
O prefeito do Rio destacou a importância do ato, bem como da história do Palácio do Itamaraty.
 
– Devemos nos orgulhar de termos no Rio de Janeiro um palácio que conta a história da diplomacia brasileira. E assinar um convênio como esse é um motivo ainda maior de orgulho, pois se trata de um patrimônio, disse o prefeito.
 
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou que a assinatura do convênio irá possibilitar o projeto do Executivo para a reforma do Palácio. Ele espera que a iniciativa inspire outros setores.
 
– Que empresas estatais também possam se juntar a esse processo, uma vez que esse palácio é de enorme importância artística e histórica para o país inteiro – disse Amorim.

Fonte: Prefeitura do Rio