Início Plantão Rio Paes cria o Conselho Municipal de Cultura

Paes cria o Conselho Municipal de Cultura

O prefeito Eduardo Paes sancionou a lei que cria o Conselho Municipal de Cultura.O novo conselho, que será formado por 12 representantes da sociedade e 12 do governo, terá poder de deliberar sobre as políticas públicas da área.
Abrindo a conferência, a secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, destacou a importância do encontro, bem como da criação do Conselho.
– É um momento muito importante para o processo democrático da cidade. A conferência representa o encontro da Prefeitura com a possibilidade de um trabalho parceiro com a sociedade. Sem falar que o Conselho foi votado por unanimidade, o que mostra o engajamento do poder público na valorização da cultura – disse Jandira.
O prefeito do Rio também falou, em seu discurso, sobre a importancia da cultura para a sociedade, destacando os Jogos Olímpicos de 2016 como fator de transformação cultural para a cidade.
– Cheguei ontem de uma viagem de sete dias às cidades de Londres, Atenas e Barcelona e, passando por essas cidades, vi o quanto Barcelona, por exemplo, se transformou, principalmente na área de cultura. Por isso, é fundamental que a gente se mobilize em torno da cultura, que, no caso do Rio de Janeiro, é um dos aspectos que mais sustentam nossa cidade – disse o prefeito.
Além de criar o novo órgão, o prefeito prestigiou a cerimônia de homenagem ao cineasta Nelson Pereira do Santos, que completou 81 anos neste sábado. Ao lado de Jandira, ele entregou uma placa ao cineastra, que se emocionou com a homenagem.
– Agora eu diria que estou me sentindo um bom carioca – falou Nelson, que também foi homenageado pela cantora Sandra de Sá, que interpretou "Eu sou o Samba", de Zé Keti, canção que marcou um dos trabalhos do cineastra, o filme "Rio 40 Graus".
A conferência – que também reúne o ministro da Cultura em exercício, Alfredo Manevi, vereadores, artistas e empresários – debate propostas e metas do Plano Municipal de Cultura, previsto para os próximos dez anos.
Vale lembrar que o resultado da I Conferência também será levado em conta na criação do Sistema Nacional de Cultura, que reunirá todos os órgãos e as instituições da área nos três níveis de governo (Município, Estado e União) para uma ação coordenada.
A I Conferência Municipal de Cultura termina neste domingo, 25 de outubro. O Palácio Gustavo Capanema fica na Rua da Imprensa, 16, próximo a Rua Araújo Porto Alegre.

Fonte: Prefeitura do Rio